Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

sábado, 23 de julho de 2016

A LEI DO AMOR


Segundo Leon Denis, o amor é a celeste atração das almas e dos mundos, é a potência Divina que liga e governa os universos, o amor é o olhar de Deus. Para Platão, o amor é o mais antigo, o mais nobre e o mais poderoso dos Deuses e o principal autor e inspirador da virtude nesta vida e da felicidade depois da morte. Já Leocadio José Correa, diz que o amor constitui a possibilidade infinita.

Mas, não podemos designar com tal nome a ardente paixão que atiça tão somente os desejos carnais. Esta não passa de uma imagem, de uma grosseira aparência do amor. O amor é o sentimento superior em que se fundem e se harmonizam todas as qualidades do coração, é o coroamento das virtudes humanas, da doçura, da caridade, da bondade, é a manifestação na alma de uma força que nos eleva acima da matéria.

A liberdade humana será sempre limitada e não poderá atingir sua plenitude se não pelo amor, e esse amor só será autêntico quando transforma a nossa vida em participação, em alegria, levando-nos a descobrir que, além de nós, existem os outros, com quem queiramos ou não teremos de conviver. E nesta convivência, só é capaz de amar, aquele que sabe: 1) Dar-se aos outros em espírito e verdade; 2} Renunciar sem manter a revolta em seu interior; 3} Esquecer ofensas, limitando-se a aceitar antes de reclamar; 4} Desprender-se das futilidades terrenas, sabendo controlar a emoção, a sensibilidade, a sensualidade e a mentira.

A vida é sol, terra, cosmos, é tudo o que o criador nos oferece para alcançarmos pelo trabalho, compreensão, caridade, fé, tolerância, prudência e pelo amor, que é a evolução inteligente. Portanto, quando nos inclinamos a dizer: Chega, cansei, vou mudar, vou ser ruim, vou dar o troco, vou viver a minha vida, estamos apenas demonstrando a nossa pequenez e inferioridade, pois amar não cansa, ao contrário nos traz mais disposição, alívio, força, porque o amor representa compreensão, dedicação, tolerância, construtividade do mundo, preocupação com os deveres, que por sua vez representam a vida do próximo, mas acima de tudo representa objetividade não apenas na evolução própria, mas também na evolução coletiva.

Joana d`Angelis nos alerta que sempre que estivermos tristes, angustiados, deprimidos, enfim com qualquer tipo de problema, lembremos do amor. Quando estivermos sendo perseguidos, ou quando estivermos perseguindo, lembremos do amor, e com certeza teremos todos os problemas resolvidos.

Somente haverá maior aproximação entre os homens, quando houver realmente uma aproximação dentro do grupo biológico - a família – porque o amor deve ser desenvolvido dentro do lar, onde geralmente estão reunidos os espíritos que precisam de reconciliação, de acertos, e para isso, é necessário varrer o ódio de seu íntimo, do seu coração.

Leon Denis lembra, que algum dia nos encontraremos, quer neste mundo, quer nas existências vindouras, quer em esferas mais elevadas ou na imensidão dos espaços. Devemos pois saber que somos destinados a nos influenciarmos no sentido do bem e a nos ajudarmos na ascensão comum, pois somos todos filhos de um mesmo Deus, e todos os seres foram criados para amar.

Gilberto Luiz Tomasi
Depois da Morte (Leon Denis)
Mensagens de Amor (Mauri Rodrigues, Leocadio José Correa)
Grandes e Pequenos Problemas (Angel Aguarod)
O Espírito na Criação (Arsênio Ravolieri)

Nenhum comentário:

Postar um comentário