Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Quem foram os Druidas e onde viveram?

Eis que apresento aqui um trabalho de pesquisa bem simples mas que esclarece rapidamente quem foram os Druidas.
Mas por que falar dos Druidas?  Por que o Codificador Allan Kardec passou a utilizar-se desse nome ao saber que em uma de suas encarnações havia sido um Druida com este nome.
E quem eras os Druidas? 

Druidas eram pessoas encarregadas das tarefas de aconselhamento, ensino, jurídicas e filosóficas dentro da sociedade Celta. Embora não haja consenso entre os estudiosos sobre a origem etimológica da palavra, druida parece provir de oak (carvalho) e wid (raiz indo-europeia que significa saber). Assim, druida significaria aquele(a) que tem o conhecimento do carvalho. O carvalho, nesta acepção, por ser uma das mais antigas e destacadas árvores de uma floresta, representa simbolicamente todas as demais. Ou seja, quem tem o conhecimento do carvalho possui o saber de todas as árvores. A visão tradicional mostra os druidas como sacerdotes, mas isso na verdade não é comprovado pelos textos clássicos, que os apresentam na qualidade de filósofos (embora presidissem cerimônias religiosas, o que pode soar conflitante). Se levarmos em conta que o druidismo era uma religião natural, da terra baseada no animismo, e não uma religião revelada (como o Islamismo ou o Cristianismo), os druidas assumem então o papel de diretores espirituais do ritual, conduzindo a realização dos ritos, e não de mediadores entre os deuses e o homem.
Esse povo se espalhou pela maior parte do oeste da Europa a partir do segundo milénio A.C  

E onde viviam os Druidas?
Os Druidas viviam na Gália o termo Gália é usado para referir, quer o moderno território francês (do mesmo modo que um português se pode referir ao seu país como Lusitânia), quer a antiga região povoada pelos Gauleses (que era, no entanto, um pouco mais vasta que a moderna França), e que constituiu uma província do Império Romano. 
Gália era o nome romano dado, na Antiguidade, para as terras dos Celtas Europa ocidental. Ela compreende o atual território da França, algumas partes da Bélgica e da Alemanha e o Norte de Itália.

O textos acima foram retirados da Wikipédia e no livro de León Denis, Depois da Morte, há um capítulo que fala especificamente sobre a Gália e sobre os Druidas e é um texto muito interessante, alias o livro é ótimo!

O intuito dessa pesquisa é meramente informativo, para matar a curiosidade de todos aqueles que vem a ler a biografia de Allan Kardec e ficam sabendo dessas informações mas pouco se lê sobre esse assunto, mesmo por que não é de muita importância.

Para ilustrar nosso assunto, abaixo temos os mapas da região do Celtas(Gália) e o mapa da França, ambos muito antigos.

Abraços a todos.






Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/off-topic/quem-foram-os-druidas-e-onde-viveram/#ixzz3iWCpoOrq

Nenhum comentário:

Postar um comentário