Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Zacarias e Isabel - O consolador

1. Como se chamavam os pais de João Batista?

Zacarias, que era sacerdote, da ordem de Abias, e Isabel, descendente das filhas de Arão. O casal não tinha filhos, porque Isabel era considerada estéril e ambos estavam avançados na idade. Um dia, exercendo Zacarias o sacerdócio, ele adentrou o templo do Senhor para oferecer o incenso, quando um anjo do Senhor lhe apareceu, em pé, à direita do altar do incenso. Vendo-o, Zacarias turbou-se e teve medo. Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João. E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento, porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe. E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus, e irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto. (Lucas, 1:5 a 1:17.)

2. Que anjo avisou Maria sobre a vinda de Jesus?

Foi Gabriel, o anjo enviado por Deus a Nazaré, na Galileia. Maria havia desposado um homem de nome José, da casa de Davi. Havendo o anjo entrado no lugar onde Maria estava, ele lhe disse:  Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. Vendo-o, ela turbou-se com aquelas palavras, pois não entendia que saudação seria essa. Gabriel, então, lhe disse: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. Maria perguntou-lhe: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum? Respondendo-lhe, Gabriel lhe disse: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. (Lucas, 1:26 a 1:35.)

3. Por que motivo José teve de ir a Belém da Judeia, numa época em que a gravidez de Maria estava bem adiantada?

A viagem se deu por uma obrigação legal, visto que naqueles dias saiu um decreto da parte de César Augusto, obrigando a que todos se alistassem. Todos foram, por causa disso, alistar-se, cada qual em sua própria cidade. José, que morava em Nazaré, na Galileia, foi então, com esse propósito, até à cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia, porque ele pertencia à casa e família de Davi. (Lucas, 2:1 a 2:7.)

4. Como os pastores que velavam por seu rebanho souberam que ali perto, numa estalagem, nascera o Cristo?

Os pastores foram avisados disso por um anjo do Senhor que veio sobre eles, cercando-os de resplendor, e lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo, pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura. Os pastores foram, então, até Belém e acharam Maria, José e o menino deitado na manjedoura. (Lucas, 2:8 a 2:16.)

5. Cumpridos os oito dias da purificação, o menino Jesus foi levado aonde? e por quê?

O menino foi levado a Jerusalém, para que, segundo a lei de Moisés, fosse apresentado ao Senhor, pois, segundo o que estava escrito na lei, todo o macho primogênito deveria ser consagrado ao Senhor. (Lucas, 2:21 a 2:24.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário