Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

terça-feira, 13 de maio de 2014

Reino de Deus - Onde está?


Esta afirmação de Jesus encontra-se no evangelho de Lucas, capítulo 17, versículo 21 e, como tudo que passa nas mãos dos homens, sofre alterações com a tradução; variando de "está dentro de vós" para "está entre vós" de acordo com a tradução; Para efeito de estudos sempre gosto de comparar algumas traduções da bíblia em exemplares que tenho comigo ou em um site muito bom: http://www.bibliaonline.com.br/

Embora a diferença de traduções que se apresente, gosto muito da tradução NVI - Nova Versão Internacional ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Nova_Vers%C3%A3o_Internacional) - que busca ser fiel ao hebraico, aramaico e grego antigos (mesmo sendo ainda um pouco tendenciosa). Então, na maioria das vezes, é esta a tradução que utilizo para estudar; e é a que vou utilizar para citar abaixo:

Lucas 1720 Certa vez, tendo sido interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem de modo visível,
21 nem se dirá: ‘Aqui está ele’, ou ‘Lá está’; porque o Reino de Deus está entre vocês”.

Perceba que Jesus é extremamente claro em sua colocação: O reino de Deus não se apresenta de modo visível, sob uma forma material, orgânica ou inorgânica, sob um local ou dentro de uma construção, nem tampouco em um objeto ou órgão do corpo.

O reino de Deus está "entre" nós, que é diferente de "dentro de nós" - porque se fosse "dentro" realmente daria a impressão de termos um local específico/físico para guardá-lo - mas "entre" nós significa que está ao nosso redor e em tudo que vemos e percebemos; significa que está a nossa disposição para quando desejarmos e fizermos o esforço para adquirí-lo.

O espiritismo nos esclarece que o espírito é criado simples e ignorante com todas as suas potencialidades latentes e com a capacidade de se tornar perfeito através de seus esforços pessoais; como poderemos encontrar em "o livro dos espíritos questões 115, 1006, 121, 133, 776, 872;

A busca pelo reino de Deus é exatamente este processo de melhoria contínua.

O papa João Paulo II teve a oportunidade, se não me engano em 1996, de afirmar que o céu e o inferno são estados de espírito - estados de Alma; e assim tambem é o reino de Deus: um estado de harmonia e amor intenso e perene conosco e com o próximo.

Allan Kardec faz um estudo espetacular sobre este assunto no livro "o céu e o inferno" capítulo 3 da primeira parte; vale a pena uma lida para compreender melhor o assunto.

O "reino" é o estado que estão, ou estiveram, todas as grandas almas encarnadas/desencarnadas que habitaram a Terra. É a busca e aquisição da plenitude com a vida.

O Reino de Deus se constroi dentro de nós através da renuncia, esforço e amor que conseguimos interiorizar e exteriorizar em nossas vidas, exemplos e práticas diárias. É a nossa cota participação na paz, perdão, compreensão, amor que vão nos preenchendo de uma luz interior e nos saciando de sentimentos nobres, nos tornando cada vez mais felizes e plenos em nós mesmos.

Não existe um local destinado para ser o Reino de Deus - esta era a idéia dos antigos hebreus que desejavam uma "terra prometida" - o que existe é a construção da paz de espírito que precisamos através da caridade e amor que devemos ter para consco e com o próximo.

A questão 625 de "o livro dos espíritos" nos esclarece que Jesus é o nosso modelo a seguir e a 621 orienta que las leis de Deus estão escritas em nossa consciencia; portanto acredito que se colocarmos estes dois preceitos para funcionar como norte em nossas vidas, estaremos nos aproximando do tão desejado Reino de Deus.

Espero ter sido de alguma ajuda.

Paz contigo.

Leia Mais em: http://www.bomespirito.com/2012/03/reino-de-deus-onde-esta-perguntas-dos.html#ixzz31bJnyjGo
Obrigado pelo carinho e Paz Contigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário