Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

domingo, 26 de janeiro de 2014

O medo na visão espírita - Morel

Você sabe que o medo é o seu pior inimigo, não sabe? É aquele que boicota as suas melhores intenções, aquele que atrapalha todos os seus passos, aquele que faz a sua jornada parecer difícil, aquele que faz você mentir pra si mesmo. Aquele que lhe faz passar vergonha, e lhe segura os pés, e lhe puxa para trás quando você teima em avançar. Não estou me referindo aos seus piores defeitos. Esses são o orgulho e o egoísmo, sempre. Falo do seu inimigo, que talvez lhe persiga há muitas reencarnações. O medo! O podre, covarde e horripilante medo!

O medo pode perseguir suas vítimas por muitos séculos. Vida após vida, encarnado ou desencarnado, o medo pode persegui-lo sem piedade. Tem aquela velha história de que o medo tem sua utilidade, que ele nos acompanha desde a pré-história, quando tínhamos que fugir das feras etc.  Conversa pra boi dormir.

Não estou negando a existência e conveniência dos instintos. Mas o medo já não é só instinto, é sentimento de inferioridade, é falta de confiança em si mesmo, é sensação de impotência perante a vida, as pessoas, o mundo, os fatos.

Quem sente medo se vê incapaz de realizar seus sonhos. Não confia em sua capacidade. Se acredita que é capaz, não confia em sua sorte. Quem é vítima do medo não desenvolve seus talentos, pois acha que não nasceu pra isso, que não tem as condições necessárias pra isso. A pessoa que sente medo nunca se expressa com perfeição, nunca tem coragem de se mostrar verdadeiramente como é, mesmo que seja uma ótima pessoa e tenha consciência disso. A pessoa perseguida pelo medo pode ser mais inteligente, mais bondosa, mais talentosa, mais forte, mais saudável e mais capaz que uma outra, mas essa outra está sempre à sua frente, pois não sente medo.

Não há pior inimigo. O medo é um padrão de pensamentos defeituoso. O medo deturpa a realidade. Toda informação que chega à mente de quem tem medo é distorcida pelo medo. Toda nova resolução, tudo o que a pessoa se propõe a fazer pra mudar a sua vida, é freado pelo medo. Nada deslancha. Nada anda. A vida passa, as oportunidades vão sendo desperdiçadas uma a uma, a confiança em si mesmo vai ficando cada vez menor, até que o conformismo tome conta. Então é um festival de mentiras pra si mesmo, mecanismos de defesa para disfarçar a própria incapacidade de lidar com a vida.

Mas o mal causado pelo medo não para por aí. O medo é contagiante, e muitas vezes hereditário. Quem é criado por pessoas medrosas sofre sua influência nefasta, e muito provavelmente vai acreditar que tudo é difícil, que tudo é uma porcaria que nunca dá certo. Quem convive cotidianamente com pessoas assoladas pelo medo tem que ser muito forte e seguro de si pra não se deixar contaminar.

Como se livrar do medo? Fácil! Não pense nele! Achou muito difícil? Sinto muito por desapontá-lo, mas se nem Jesus não evitou o medo de Pedro, que poderei fazer eu, pobre pecador que sou? Um dia, quando estavam pescando, Pedro viu Jesus caminhando sobre as águas e quis fazer o mesmo. Entusiasmado, conseguiu andar um pouco. Mas logo duvidou, teve medo, e começou a afundar…

Mas o medo é pensamento, só isso. E o rumo de seus pensamentos pode e deve ser controlado por você. O medo não é vencido de um dia para o outro. Um inimigo que pode estar no encalço de sua vítima há séculos não pode simplesmente ser mandado embora. É preciso tempo e perseverança. E ação. O método mais eficaz de se combater o medo é justamente fazer aquilo que dá medo. Depois de algumas tentativas nesse sentido, as novas experiências vão substituindo as velhas imagens do medo. Forme novos padrões de pensamento vitoriosos e mantenha-os em sua mente.

E não esqueça nunca que você é manifestação de Deus. Você é uma partícula divina com capacidade infinita. Permita que o seu melhor apareça, se mostre, se desenvolva. Seja mais racional e perceba que medo é burrice. Talvez você não se importe de ser considerado medroso, mas não aceitaria ser considerado burro. Não dê chance ao pensamento de medo. Não dê importância a ele. Você já deve ter provas suficientes de que as coisas que você teme são irreais, são ilusões, são doenças da imaginação. Seja inteligente para perceber e determinado para combater.

- See more at: http://www.espiritoimortal.com.br/tag/o-medo-na-visao-espirita/#sthash.OLwbmv3N.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário