Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

AS TRÊS PRINCIPAIS ILUSÕES EMBASADAS NAS IDEIAS ESPÍRITAS e os 3 preventivos

Por Wanderley Oliveira - Facebook

Falar de três ilusões alicerçadas nas ideias espíritas é espremer o raciocínio. São tantas que condensar em três me obriga a ter um critério. O meu critério vai ser inspirado nas informações mediúnicas que tenho recebido, a respeito de como boa parcela (NÃO TODOS) dos espíritas têm chegado no mundo espiritual. A partir dos três principais equívocos, vou escrever sobre as três principais ilusões. Entretanto, quero deixar claro que o termo PRINCIPAIS é muito relativo, ok? Na enquete que fiz ontem sobre o assunto, muitos colocaram algo sobre o que vou dizer e tudo que vocês colocaram tem muita propriedade, está muito coerente.
Então vamos relacionar as três principais ilusões com base nos três principais problemas que, boa parte dos espíritas, estão tendo ao desencarnar:
1ª ILUSÃO - confundir conhecimento espírita (cultura doutrinária) com elevação espiritual. Muito saber e pouca atitude renovada em função de não saber como trazer esse conhecimento da cabeça para o coração, e superar a vaidade, a soberba e a mais arrasadora doença dos religiosos: a arrogância.
2ª ILUSÃO - restringir o conceito de caridade a doações de solidariedade e participação em obras de assistência social, afastando-se do conceito de caridade onde ela é terapêutica, verdadeira e educativa: nos relacionamentos. Em função disso, adota uma visão de seus relacionamentos como problemas carmicos e vive uma vida miserável com as pessoas que tem afeto, supondo com essa atitude resgatar dívidas de outras vidas.
3ª ILUSÃO - excessiva valorização do “pensamento mágico” (termo da psicologia) que levam muitos a viver com um repertório infantil de ideias a respeito da vida, das pessoas e do mundo, bem distante da realidade. O efeito disso é a criação de um estado íntimo de desgosto com o mundo físico e a transferência de todas as esperanças de felicidade para o mundo espiritual. Além disso, é alguém que não assume responsabilidade sobre o que sente e pensa, adotando os obsessores como causa e explicação para todos os seus problemas existenciais.

OS TRÊS PREVENTIVOS PARA AS TRÊS PRINCIPAIS ILUSÕES ESPÍRITAS.

1º PREVENTIVO – o conhecimento espírita que têm trazido ilusão é aquele que entope a mente de informações e não nos permite usá-lo em favor da construção da paz pessoal. O preventivo contra essa soberba intelectual é o conhecimento focado em educação emocional, no qual, além de ideias espíritas sobre o mundo, construímos uma base de saber sobre si mesmo. Esse é o conhecimento que liberta.
2º PREVENTIVO – investir em um trabalho terapêutico que permita a melhoria da relação que temos conosco. Os problemas de relacionamentos com os outros são apenas um reflexo da forma como lidamos com o nosso sombrio pessoal. Caridade é na relação humana, porque ela educa o comportamento e desenvolve nossas qualidades morais.
3º PREVENTIVO – quem faz o que está proposto no item anterior amadurece o suficiente, para ter um nível de autoresponsabilidade com o que sente e com o que faz, a tal ponto que sente-se muito bem e lida muito bem com suas falhas e frustrações. E quem se assume adora a Terra, adora a sua reencarnação, adora viver e vive se prevenindo para ter uma vida mais longa e feliz.

Um comentário:

  1. Gostei do segundo preventivo, pois "Somente após a educação emocional, encontra o homem, espaço para a educação mental' (Joanna de Ângelis - O Ser Consciente).
    As pesquisas recentes sobre a fisiologia cerebral sinalizam que as boas emoções possibilitam um crescente bem estar, pela liberação da serotonina, que por sua vez fomenta a noradrenalina que atua no humor, no sono e na alimentação. Imagino como o perdão das ofensas deve potencializar em nosso mundo interior o bem estar.
    Somos felizes por termos condições de aprofundar as bases kardequianas pela ciência moderna.

    ResponderExcluir