Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Provações e Sofrimentos



Como já dissemos anteriormente (na série “Os frutos do sofrimento”), todos na Terra sofrem; em formas e intensidades diferentes, o sofrimento chega para todos, sem distinção. Isso é o reflexo da justiça Divina, que destinou este planeta às provas e expiações daqueles que aqui reencarnam para que, um dia, pagos os nossos débitos e conquistada uma parcela de evolução, possamos viver em um mundo melhor, onde há menos sofrimento (“mundo de regeneração”).

“A experiência humana não é uma estação de prazeres.”
Emmanuel

Da mesma forma que a alegria chega e passa, que as vitórias vêm e vão, também o sofrimento encontra um fim. A dor pode demorar apenas um dia ou muitos anos, mas ela terá um final. Deus, como Pai Misericordioso, não permite sofrimento eterno.

Sobre o bem que advém do sofrimento nós conversamos no ano passado (vocês podem conferir neste link). Como dissemos à época,

“Devemos nos lembrar constantemente da Misericórdia de Deus: se Ele nos permite sofrer, podemos ter certeza de que é para o nosso progresso. Confiemos nEle e vivamos melhor, mesmo em meio a grandes provações.

(…)

Fica desta breve conversação o desejo de que ela tenha sido útil e tenha estimulado a reflexão dos leitores, principalmente a respeito do otimismo: quando compreendemos o motivo de sofrermos, o fardo parece mais leve, e a confiança em um Deus justo se fortalece, fazendo com que consigamos seguir em frente.

Amigos, trabalhemos e sigamos em frente, em qualquer situação, com fé e otimismo pois, não importando qual seja o tamanho do sofrimento que vivemos, podemos ter uma certeza: por obra da Misericórdia Divina, ele passará. ”

Que a certeza do caráter temporário do sofrimento possa animar os corações endurecidos pela dor, enchendo-os de fé e esperança. Amanhã continuaremos a nossa série, discutindo a importância de reconhecermos a provisoriedade da nossa posição social, econômica e profissional.

Série completa “É apenas temporário” »

Nenhum comentário:

Postar um comentário