Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

A Lei do Retorno

No exercício da compaixão, que é a beneficência da alma, revisa o que sentes, o que desejas, o que acreditas e o que falas, efetuando a triagem dos propósitos mais ocultos que te inspirem, a fim de que se traduzam em bondade e entendimento, porque mais dia menos dia, as nossas manifestações mais íntimas se evidenciam ou se revelam, inelutavelmente, de vez que tudo aquilo que colocarmos, no oceano da vida, para nós voltará.

                                                                       Chico Xavier


Nossas atitudes devem ser coerentes com aquilo que guardamos no fundo de nossa alma. De nada adianta difundirmos ideais espíritas, se ainda não aprendemos o verdadeiro sentido do amor, aquele amor incondicional que devemos sentir por nossos irmãos. Aqui, nesta romagem terrena, somos todos iguais perante Deus, nosso Pai Eterno e torna-se extremamente justo  que haja respeito e amor entre nós e nossos irmãos.

A lição de casa deve ser feita, levando-se em conta sempre que não podemos esquecer que cada um é um, isto é, cada ser tem sua individualidade e está nesse mundo em busca de sua evolução e de seu progresso espiritual.

Quantos de nós têm princípios que, no seu entender, são os mais corretos possíveis. Porém, muitas vezes caem pelos anseios do orgulho e das paixões que lhes fazem sentir-se "os donos do universo", mantendo apenas  um parco conhecimento sobre como agir para que a espiritualização se espalhe e, em se espalhando, frutifique de maneira a mostrar a todos como se processa o amor no dia-a-dia, a fim de que as criaturas possam atingir seu objetivo maior, que é ser um discípulo de Jesus Cristo na verdadeira acepção da palavra.

Hoje, somos heróis. Ontem, fomos famigerados assassinos que não se detinham em sua sede de vingança. Através da sublime oportunidade da redenção, na reencarnação trocam-se os papéis. Aqueles a quem devíamos pedir perdão pelos erros praticados no passado podem ser hoje, nossos irmãos de sangue e estar entre nossos familiares. Via de regra, é aquela pessoa com a qual não mantemos bom relacionamento e que não conseguimos entender nem com uma simples conversa. Isso porque, lá no fundo de seu inconsciente, ela guarda um resquício de mágua e que provoca, sem ela saber, um distanciamento de nossa pessoa.

Apesar de todos esses impecilhos ao nosso crescimento espiritual, se faz necessário o cultivo do amor e da paciência ao tratarmos com esses seres que, numa outra vida entramos em rota de colisão. Agora, juntos novamente, devemos lutar para que o acerto de contas ocorra procurando, para isso, mostrar-lhes que o amor é o melhor meio para equilibrar os ânimos e fortificar as vibrações de paz, harmonia e felicidade.

Aqui, neste plano, oportuniza-se em todos os dias de nossa vida, enfrentamentos que devem ser analisados, tendo como tela de fundo o passado cujos danos semeamos e que aqui, iremos colher. Portanto, que sejamos não apenas meros expectadores de nossas vivências, mas sim, seres confiantes no trabalho a ser cumprido, abrigando em nosso coração muita fé, amor, caridade, benevolência, enfim, tudo aquilo que podemos dar ao nosso próximo, sem nada pedir em troca.

Que possamos receber as bençãos divinas e agradecer a Jesus e a nossos mentores de luz pela oportunidade de resolver as pendências da vida.


Que assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário