Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

O que os Espíritos dizem sobre destino e fatalidade?

Sobre a Fatalidade

O que os Espíritos dizem sobre destino e fatalidade?

"Estava escrito", é o que dizem. Será que estava mesmo?

No Livro dos Espíritos, no Capítulo que trata da Lei de Liberdade, os Espíritos nos orientam sobre fatalidade e destino.

Livro dos Espíritos, Livro Terceiro, As Leis Morais

Capítulo X, Lei de Liberdade

Item VI – Fatalidade

Pergunta 851 – HÁ UMA FATALIDADE NO ACONTECIMENTO DA VIDA, SEGUNDO O SENTIDO LIGADO À ESSA PALAVRA; QUER DIZER, TODOS OS ACONTECIMENTOS SÃO PREDETERMINADOS E, NESSE CASO, EM QUE SE TORNA O LIVRE ARBÍTRIO?

Resposta dos Espíritos: “A fatalidade não existe senão para a escolha feita pelo espírito, ao encarnar-se, de sofrer esta ou aquela prova; ao escolhê-la, ele traça para si mesmo uma espécie de destino, que é a própria conseqüência da posição em que se encontra.

Falo das provas de natureza física, porque no tocante às provas morais e às tentações, o espírito, conservando o seu livre arbítrio sobre o bem e o mal, é sempre senhor de ceder ou resistir. Um bom Espirito, ao vê-lo fraquejar, pode correr em seu auxílio, mas não pode influir sobre ele, a ponto de subjugar-lhe a vontade. Um espírito mau, ou seja, inferior, ao lhe mostrar ou exagerar um perigo físico, pode abalá-lo, mas a vontade do espírito encarnado não fica por isso, menos livre de qualquer entrave”.
Pergunta 853: CERTAS PESSOAS ESCAPAM A UM PERIGO MORTAL, PARA CAIR EM OUTRO; PARECEM QUE NÃO PODEM ESCAPAR À MORTE. HÁ NISSO FATALIDADE?

Resposta dos Espíritos: ” Fatal, no verdadeiro sentido da palavra, só o instante da morte. Chegado esse momento, de uma forma ou de outra, a ele não podeis furtar-vos”.

Pergunta 853-a: ASSIM, QUALQUER QUE SEJA O PERIGO QUE NOS AMEACE, NÃO MORREREMOS SE A NOSSA HORA NÃO CHEGOU?

Resposta dos Espíritos: “Não, não morrerás, e tens disso milhares de exemplos. Mas, quando chegar a tua hora de partir, nada te livrará. Deus sabe com antecedência qual o gênero de morte porque partirás daqui, e freqüentemente teu espírito também o sabe, pois isso lhe foi revelado quando fez a escolha desta ou daquela existência.”

Pergunta 859-a HÁ FATOS QUE DEVEM OCORRER FORÇOSAMENTE, E QUE A VONTADE DOS ESPÍRITOS NÃO PODE CONJURAR?

Resposta dos Espíritos: “Sim, mas que tu, quando no estado de Espírito, viste e pressentiste, ao fazer a tua escolha. Não acredites, porém, que tudo o que acontece esteja escrito, como se diz. Um acontecimento é quase sempre a conseqüência de uma coisa que fizeste, por um ato de tua livre vontade, de tal maneira que, se não tivesses praticado aquele ato, o acontecimento não se verificaria.* Se queimas o dedo, isso é apenas a conseqüência de tua imprudência e da condição da matéria. Somente as grandes dores, os acontecimentos importantes e capazes de influir na tua evolução moral são previstos por Deus, porque são úteis à tua purificação e à tua instrução.”

Pergunta 860: PODE O HOMEM, POR SUA VONTADE E POR SEUS ATOS, EVITAR ACONTECIMENTOS QUE DEVIAM REALIZAR-SE E VICE-VERSA?

Resposta dos Espíritos: ” Pode, desde que esse desvio aparente possa caber na ordem geral da vida que ele escolheu. Além disso, por fazer o bem, como é do seu dever e o único objetivo da vida, ele pode impedir o mal, sobretudo aquele que possa contribuir para um mal ainda maior.”

Pergunta 866: ENTÃO, A FATALIDADE QUE PARECE PRESIDIR OS DESTINOS DO HOMEM NA VIDA MATERIAL, SERIA TAMBÉM RESULTADO DE NOSSO LIVRE ARBÍTRIO?

Resposta dos Espíritos: “Tu mesmo escolheste a tua prova: quanto mais rude ela for, se melhor a suportas, mais te elevas*. Os que passam a vida na abundância e no bem estar são espíritos covardes, que permanecem estacionários. Assim, o número de infortunados ultrapassa muito o dos felizes do mundo, visto que os espírtos procuram, na sua maioria, as provas que lhe sejam mais frutuosas. Eles vêem muito bem a futilidade das vossas grandezas e dos vossos prazeres. Aliás, a vida mais feliz é sempre agitada, sempre perturbada: não é somente a dor que produz contrariedades.”



O Livro dos Espíritos está disponível no endereço http://livrodosespiritos.wordpress.com
O item em questão encontra-se no link http://livrodosespiritos.wordpress.com/leis-morais/cap-10-lei-de-liberdade/vi-fatalidade/

postado por Liz Bittar
Todos os textos, áudios e artigos do site O Que Os Espíritos Dizem têm o intuito exclusivo de estudar e divulgar a doutrina espírita. A veiculação destes materiais é livre, desde para fins de estudo, pesquisa e divulgação do espiritismo. A comercialização de qualquer um desses materiais e conteúdos é proibida. Ao inserir áudios e textos de O Que Os Espíritos Dizem no seu site, por favor lembre-se de citar a fonte (livro do qual o texto foi extraído), autoria e o endereço deste site: www.oqueosespiritosdizem.com.br. Obrigada

Nenhum comentário:

Postar um comentário