Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

A responsabilidade de ser espírita

A responsabilidade de ser espírita

Certo dia conversava com uma amiga sobre ser espírita e a responsabilidade que isto acarreta em nossas vidas. Dedico esta postagem à amiga Graciela. Obrigada.

Ser espírita não é apenas ter uma religião que hoje, apesar de muito evidenciada, ainda é minoria. É entender que a religião surgiu por uma questão burocrática, para facilidade de acesso das pessoas ao que realmente importava, a filosofia espírita.

Não posso acreditar que algum espírita pense: "Hoje fui ao Centro Espírita e tomei um passe, missão da semana cumprida!", seria dogmatizar a filosofia espírita, o que por sua vez pareceria um equívoco, já que seguir uma filosofia é aceitá-la, porém interpretá-la e questioná-la de diversas maneiras. Sabemos que a verdade é uma só, mas esta verdade, para muitos dos desígnios de Deus, ainda não nos é revelada. Ser espírita, portanto, é ser filósofo da vida.

Muitos são os espíritas não declarados, e apesar disso, possuidores da mesma ou semelhante filosofia em seus corações. Por essa e por outras, digo que o Espiritismo não é uma religião. Muitos são os espíritas que conheço que nem sequer conhecem o Espiritismo - explico.

Ir ao Centro Espírita e tomar passe fazem parte de um presente maravilhoso que os Espíritos de Luz nos oferecem, porém a doutrina espírita vai muito além disso. Se tivesse apenas uma palavra para denominá-la, escreveria caridade: o amor genuíno que Cristo nos ensinou. Ser espírita, portanto, vai além do que nossas mentes, ainda presas na questão dogmática, imaginam.

"Chamo-me caridade e sou a rota principal que conduz a Deus; segui-me, porque sou o objetivo a que todos deveis visar." O Evangelho Segundo o Espiritismo (Cap. XIII - A Beneficência)

É rezar sabendo exatamente as palavras que sua boca profere e tentar, exaustivamente, ser aquilo que você pede para Deus em oração.

Se pede paz, seja a paz.
Se pede alegria, seja a alegria.
Se pede socorro, seja o socorro de alguém.
Se pede sabedoria, esforce-se ao máximo para adquirí-la por meios disponíveis em sua vida
Se pede paciência, tenha paciência com os outros.
Se pede saúde, esforce-se para alcançá-la e dissemine sua vitória.
Se pede amor, doe amor.
Se pede caridade, seja você mesmo a caridade para um irmão.

A responsabilidade do Espiritismo está em evidenciar a luz que todos, um dia, procuram. Luz da sabedoria, da consolação, do conforto e do conhecimento. A responsabilidade do espírita é usar tudo isso a seu favor e daqueles que o rodeiam para a evolução moral e espiritual de todos. Tarefa difícil para seres do planeta Terra, que ainda têm sua afeições e sentimentos enraizados fortemente nas questões dogmáticas, nos preconceitos e nos fanatismos.

Conhecer a doutrina espírita é maravilhoso, sinto-me realmente abençoada diante de tanta disponibilidade de conhecimento e luz, o que faz com que a cobrança por ser melhor, com muita humildade, aumente a cada dia. Por vezes, penso que se não conhecesse tal doutrina, estaria nas margens do tempo, estagnada diante da minha própria evolução espiritual.

Por fim, ser espírita não é apenas conhecer a codificação e a vasta maravilhosa literatura que nos é proporcionada, mas é, ao máximo, concretizar seus ensinamentos em nossos atos cotidianos, o que muitos dos que ainda não são espíritas fazem, muitas vezes, melhor que alguns espíritas declarados.

 "Somos o que fazemos repetidamente. Por isso o mérito não está na ação e sim no hábito."
Aristóteles

"Olhar da margem a vida passar como um rio não faz mais parte dos meus planos, quero estar lá dentro, flutuando ou mergulhando, com rio calmo ou agitado, quero fazer parte inteiramente das alegrias e aflições que este rio me proporciona, pois, no final, não quero arrepender-me por ter sido mero espectador da vida."  Um amigo de Luz

Grande abraço a todos!
Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário