Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

A Lei de Causa e Efeito e a Reencarnação


 A Lei de Causa e Efeito e a Reencarnação
 

         No episódio ocorrido próximo ao tanque de Betesda, descrito pelo evangelista João (Capítulo 5, versículos 1-14), Jesus cura um homem paralitico cuja enfermidade o afligira por 38 anos.  Mas tarde reencontrando-o adverte: “Vês que já estás curado; não pequeis mais, para que não te aconteça coisa pior.”

       Como aquele homem entenderia as palavras de Jesus se não como um aviso de que a sua enfermidade era uma punição e se não melhorasse de conduta e reformasse o seu íntimo, poderia receber outra punição ainda mais rigorosa que a primeira.

         Por punição não entendemos castigo, mas retorno, como conseqüência de uma ação. É a Lei de Causa e Efeito, no qual cada um recebe de volta o resultado de suas ações. Essa Lei é comumente conhecida como Carma.

         No Espiritismo compreendemos que Deus não castiga. Cada individuo é responsável pelos atos que cometeu e essa ação seja boa ou má retorna na atual existência ou reflete-se nos acontecimentos físicos ou morais das futuras encarnações.

         Essa Lei de Causa e Efeito pode ser observada em todos os momentos da nossa vida cotidiana:



Maus hábitos higiênicos podem desencadear como conseqüência doenças as vezes incuráveis;

 A falta de atenção pode resultar em acidentes desagradáveis no trabalho;

 Determinadas atitudes inconseqüentes ao volante geram desastres rodoviários imprevisíveis.



         Outras ocorrências fogem totalmente a nossa responsabilidade na atual existência, tendo sua origem nos refolhos da alma, reflexos de vivências do pretérito:



Doenças de origem genética, que desencadeiam enfermidades de nascença ou surgem muitos anos depois a feição de moléstias incuráveis;

 Cataclismos e acidentes em que a vitima se encontrava no lugar e na hora “erradas”;

 Traumas e distúrbios psicológicos, cujas explicações não se encontram nos vestígios do inconsciente atual.



         A Lei de Causa e Efeito e a Reencarnação são os mecanismos divinos para o nosso aprendizado. O segredo para não passarmos mais pelos efeitos da dor e do sofrimento está nas palavras de Jesus ao ex-paralitico de Betesda: “não pequeis mais, para que não te aconteça coisa pior”.

 Ver o post: Doenças Carmicas



Jefferson Moura de Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário