Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Vós sois a luz


Narrativa Evangélica:

14.Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
15.Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
16.Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

Comentários do GEET:

Estes versículos complementam o anterior. A luz é mais sutil que o sal e se expande para o infinito. Graças a luz e que podemos ver, inclusive o caminho a seguir. Sem luz ficamos nas trevas imobilizados.  Aqueles que, por meio de seu livre arbítrio, descobriram e desenvolveram a luz em si mesmo, devem resplandecer esta luz no mundo para serem exemplos a serem seguidos.

Mas deve-se tomar cuidado com dosagem da luz, pois luz demais pode ofuscar a visão. Todo conhecimento deve ser dado no momento oportuno. O exemplo no bem deve ser sempre praticado, porém nem todos estão preparados para entender e aceitar todos os conhecimentos. Muitos não estão preparados para compreender por exemplo, o livre arbítrio que nos torna construtores do nosso próprio futuro, não há salvação e sim evolução e libertação. Daí a ética do versículo, nossa responsabilidade com nossas  ações. Todos os homens, filhos de Deus, tem a luz  em essência, tem a capacidade de enxergar luz do outro e resplandecer a própria,  bastando que elas se dediquem no estudo e na prática das Leis Divinas. Precisamos compreender a sabedoria de Jesus  quando afirma que devemos glorificar não o realizador das boas obras, mas ao Pai, ao Creador que dele faz parte. Seria omissão não compartilhar com o próximo a luz que já conseguimos conquistar, mas devemos evitar a presunção e a vaidade, filhas do orgulho, maior obstáculo da evolução.  Tal é a orientação ética de Jesus.

Mensagem Espiritual:



Boa noite, queridos amigos! Que alegria retornarmos nesse convívio memorável.

Vocês não imaginam a quantidade de espíritos que estão participando desse nosso debate maravilhoso em torno dos ensinamentos do Mestre, porque de nosso lado de cá é muito maior o número daqueles que se interessam pela verdadeira renovação e transformação para o melhor.

Amigos, irmãos, na noite de hoje, no estudo de tão belas palavras, “vós sois a luz do mundo”, gostaríamos de apresentar a nossa contribuição.  A Luz, nos ensinamentos do Mestre, não é simplesmente o conhecimento, mas é, fundamentalmente em essência, o amor em ação,  a caridade. O amor é o ensinamento maior que veio nos ensinar o Mestre. Aquele que desenvolveu o amor-caridade em si é a Luz do mundo. Porque o amor é o único sentimento capaz de dissolver os ódios, de dissolver o remorso, de desenvolver o perdão, de acabar com as disputas, as discórdias  dos seres , de eliminar a solidão, a depressão, o egoísmo e o orgulho. É o sentimento capaz de fazer o homem bom, de transformar o planeta de provas e expiações, em planete de regeneração.

O  amor é o sentimento que aguarda em estado latente o desenvolvimento. É a ele que Jesus evoca.  O amor que cada um possui e que está lá aguardando a nossa coragem; a coragem de fazê-lo pegar fogo, de expandi-lo dentro de nós, de fazê-lo resplandecer, bastante forte, para alcançar o outro, para transformar a realidade, para construirmos a paz de que Jesus nos falou.

Que a paz do Mestre esteja com vocês!

Espírito protetor e amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário