Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O Bem e o Mal - Parte 2




"O Livro dos Espíritos" - Questões 638 a 648

Estudo Espírita
Promovido pelo IRC-Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br
Centro Espírita Léon Denis
http://www.celd.org.br

Expositora: Andréia Azevedo
São Paulo
13/10/2001

Dirigente do Estudo:

Andréia Azevedo

Oração Inicial:

<Rafaielo> Vamos nos reunir em pensamento, dirigindo uma prece ao nosso Criador, com muita tranqüilidade e alegria. Deus, Senhor do Universo, Criador excelso! Senhor de infinitas qualidades: amoroso, bom, misericordioso, justo e tudo o mais que sequer imaginamos são Tuas virtudes. Obrigado Senhor, por existirmos e estarmos vinculados a este planeta-escola que é a nossa querida Terra, dirigida sabiamente por nosso irmão e mestre Jesus. Te pedimos, Pai amado, a Tua bênção para nossos estudos desta noite. Que estes estudos se convertam em efetivo aprendizado, a beneficiar a nós e aos que conosco convivem. Protegei-nos dos maus espíritos, mas guia a estes em direção a Teu "colo" de luz e paz. Que assim Seja!

Exposição:

< Safiri> Como dizemos, o mal e o bem caminham lado a lado. E é essa uma grande verdade, no dia a dia , em nossa vidinha, que vamos aprendendo a lidar com o bem e o mal. Classificando-os , e fazendo com que as respostas buscadas para tantos dissabores recebidos e cometidos, nos dêem conforto aos infortúnios da vida. Mas existe a necessidade do mal existir ? Sim. No plano que vivemos - provas e expiações - ainda existe . Só valorizamos a luz, quando descemos às trevas. O homem necessita deter o conhecimento para o aprimoramento . É por isso que aqui estamos encarnados. O mal, o que já é de nosso conhecimento, sempre recai ao que o causou. Dai a Lei da Causa e Efeito, eu diria que o retorno desse mal será sempre dado segundo a intenção de quem o praticou. Há que haver discernimento. E segue o que Jesus nos disse há 2000 anos : "Àquele que mais se deu, mais será cobrado. Aquele que menos tem, o pouco que tem lhe será retirado." Essa é a parte que nos interessa hoje : "Àquele que mais se deu, mais será cobrado." Quanto mais conhecemos, mais responsáveis somos por nossos atos. Por isso, o mal que viermos a fazer, uma vez que já conhecemos os ensinamento de Jesus, mais racairá sobre nós. Aproveitar-se do mal , feito por outro , também não o é diferente de quem o praticou. Mais uma vez : A intenção de quem pratica o ato, seja qual for, é a que prevalece. O desejo da prática do mal, não difere do ato praticado em si. Como diz no Livro dos Espíritos , se o que faltou foi apenas oportunidade de fazê-lo , então ainda assim a maldade não é diferente. Mais uma vez, e não me cansarei em dizer. Tudo depende da intenção É necessário que executemos a pratica do bem. Todo o bem que deixarmos de fazer, também nos será cobrado. E não há quem não possa fazer o bem . A todo momento , temos a oportunidade de praticar o bem.

Um sorriso, uma palavra amiga ou dura no momento certo etc... Enfim , sabemos já o que devemos e o que não devemos fazer. Porém , até mesmo no ato da execução do bem, há a intenção. E , mérito do bem, existirá na proporção da ajuda que efetivamente queremos dar. "Fazer o bem sem olhar a quem Eu diria , sem se lembrar do que foi feito, sem cobrar. Fazer, porque é mais do que dever, é caridade. A mais importante de todas nossas tarefas a serem executadas aqui na terra

Por vezes, dizemos que fomos obrigados a executar o mal. O famoso : "O mal necessário" Porém, devemos recordar que , apesar de muitas vezes trilharmos na atmosfera do vício, ainda assim podemos estar imune a isso. E há também que lembrar que , por muitas vezes , fomos nós que pedimos para nascer em um ambiente assim, como prova de resistência.

São em situações difíceis, que muitas vezes encontramos as grandes virtudes. Provas difíceis, mas valorosas ao espirito. O amor ao próximo - a caridade , deve ser algo mais do que executado apenas, deve ser algo sentido no fundo do coração. Há que cuidar, para que essa execução da caridade não caia na vaidade, orgulho, mesquinharia.

E é atraves da caridade que avançamos mais na vida espiritual. A caridade se resume em todas as outras divisões da Lei Natural.

Perguntas/Respostas:

[01] <[rejane]> Cheguei há pouco, não pude acompanhar todos os comentários, mas quando cheguei o palestrante falava sobre a caridade. É através dela avançamos mais na vida espiritual. Poderia comentar mais sobre isso? Sobre as diversas maneiras de praticarmos a caridade.

<Safiri> A prática da caridade Rejane, se dá das formas mais sutis que se possa imaginar.Ser caridoso , não é dar uma quantia "x" a um carente, mas, muitas vezes, ouvir quem precisa desabafar , dar consolo ao desesperado, dar um pedaço do nosso tempo a quem nos roga por amor : uma criança por exemplo. Devemos também e em primeiro lugar ser caridosos conosco mesmo. De que forma ? Nos perdoando de nossas culpas íntimas , que por vezes nos consomem noites e noites de sono. Estamos aqui aprendendo. As lições são as mais variadas. E tudo é um treino. Por isso que quando falamos da caridade normalmente usamos o termo "a pratica da caridade". Temos que praticá -la. Treinar, e um dia , ela será inerente ao nosso ser. A caridade , é a mais importante porque - como esta no Livro dos Espíritos, engloba todas as demais leis : " adoração, o trabalho, a reprodução, a conservação, a destruição, a sociedade, o progresso , a igualdade, e, por fim, a da justiça, amor e caridade"

[02] <Dourado-sp> Vemos que o Bem e o Mal, são temporais, cabendo a nós, vencermos as barreiras do tempo para alcançarmos a compreensão criadora, somente assim, venceremos a nós mesmos e revolucionaremos o nosso mundo interno. Há quem diga que os céus se conquista a custa de esforços, e isto se dá criando uma revolução interior, se transformando de minuto a minuto, para tanto, há que se trabalhar como na questão 919 do Livro dos Espíritos - mensagem de Santo Agostinho.

<Safiri> Perfeito Dourado !

[03] <Dourado-sp> Como entender a "lei de Ação e Reação" observando cientificamente um pêndulo vemos: Temos no ápice do mesmo, um mediador, nos extremos as suas antíteses. Entendo que o bem e o mal são os extremos do pêndulo, cabendo ao centro do pêndulo a sua síntese, portanto, para compreendermos e ultrapassarmos as leis de ação e reação, o bem e o mal, há que se entender e revolucionar a psiquê, indo ao ápice do pêndulo, ou seja revolucion.

<Safiri> Dourado, creio que está em nossas mãos , vencer essas barreiras. Porém, é no dia a dia, com muito esforço, que vamos conseguindo esse equilíbrio e entendendo o bem e o mal como fatores necessários a nosso estagio evolutório. Creio que esse processo se dá nas diversas vidas que estamos tendo, dependendo apenas de nós, a concretização desse processos de aprendizado.

Oração Final:

<Dourado-sp> Pai de amor e bondade, muito agradecidos estamos por mais uma noite de estudos que transcorreu na sua mais perfeita harmonia. Obrigado pela noite de hoje. Que possamos colocar em prática os ensinamentos aqui contidos. Que assim seja Senhor!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário