Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Reforma Íntima II




Todos nós que frequentamos a casa espírita e que estudamos o espiritismo, já ouvimos falar da necessidade de fazermos a reforma íntima, de mudar nossa forma de pensar e agir para nos sentirmos melhor. É sobre isso que vamos falar hoje.

 - Vamos entender o que é reforma íntima

- Como fazer a reformar íntima

- E, por fim, por que fazer a reforma íntima, no que isso lhe beneficiará?



O que é reforma íntima?



Quando ouço falar em reforma, qual a primeira ideia que me vem à mente? Normalmente pensamos na reforma de imóvel.

E quando eu penso em reformar um imóvel, eu já tenho que ter em mente qual a melhoria ou mudança que preciso fazer, onde não está bom ou onde precisa e pode ser melhorado, embelezado, enfim, onde vou fazer a transformação.

Então, reforma é o ato de mudar, transformar.

Portanto, reforma íntima é a mudança, a transformação que faço no meu interior. E, ela se inicia exatamente da mesma forma que inicio o projeto de reforma de uma casa, ou seja, analisando o que não está bom, o que precisa ser transformado.

Ocorre que o processo de reforma íntima é muito difícil, pois, preciso fazer uma autocrítica, uma auto-avaliação do meu comportamento, das ações da minha personalidade.

Essa auto-avaliação é importante, pois precisamos saber em que grau de evolução espiritual nos encontramos, e só assim poderemos avaliar o que precisa ser transformado no meu comportamento, nas minhas ações e personalidade. Esse grau de evolução espiritual foi falado por Kardec na codificação.

Kardec, no Livro dos Espíritos, Questão n. 100 foi informado pelos espíritos da existência de uma ESCALA EVOLUTIVA

Essa escala é dividida em três categorias:

NA BASE ESTÃO OS ESPÍRITOS IMPERFEITOS, que são caracterizados assim pela predominância da matéria sobre o espírito e pela propensão ao mal. Ignorância, orgulho, egoísmo, inveja, ciúme, maledicência (falar mal do outro), comodismo, etc.

Nem todos os espíritos imperfeitos são maus, em alguns há mais leviandade, inconsequência, malícia do que maldade.

Uns não fazem nem o bem nem o mal, e por não fazerem o bem denotam sua inferioridade.

Outros, ao contrário, comprazem-se com o mal e sentem-se satisfeitos quando têm a oportunidade de praticá-lo.



NA SEGUNDA CATEGORIA ESTÃO OS BONS ESPÍRITOS, nestes já predominam o espírito sobre a matéria e pelo desejo do bem. Tem capacidade de fazer o bem e sentem felicidade em fazer o bem. Não os movem o orgulho, o egoísmo, nem a ambição. Não sentem ódio, rancor, inveja ou ciúme, e fazem o bem pelo bem.



NO TOPO TEMOS OS ESPÍRITOS PUROS, que são aqueles que já atingiram a perfeição, não têm nenhuma influência da matéria.

Apresentam absoluta superioridade moral e intelectual em relação às outras categorias de espíritos que já falamos. Esses espíritos já percorreram todos os demais graus da escalada evolutiva e se livraram das impurezas da matéria.

Atingiram o grau máximo de perfeição de que uma criatura é suscetível. E não precisam mais reencarnar.

Às vezes são chamados de anjos.



O processo de reforma íntima não é fácil.



Avaliar nossas ações, comportamentos e nossa personalidade, não é um exercício fácil, pois, não nos é interessante fazer uma autocrítica. Mas, não admitir os nossos defeitos e somente apontar com o dedo para os defeitos dos outros, isso impedirá nossa evolução moral e espiritual.

Nós somos o que pensamos e o que sentimos. O que nós pensamos, nós atraímos.

Portanto, se tivermos pensamentos bons, vamos atrair para nós mais energias boas, sentiremos mais disposição para curtir nossa família, para trabalhar. Já se cultivamos pensamentos ruins, atrairemos somente discórdias, tristezas, indisposições, além de pessoas ruins. Além, não posso deixar de falar, que também nos acarreta doenças psicossomáticas (aquelas criadas pela nossa mente). Primeiro a doença surge em nossa mente e depois no corpo físico.

VEJAMOS BEM: Todos nós temos problemas e, buscamos a solução mágica para os mesmos, só não podemos esquecer que são os nossos problemas que nos fazem evoluir. Às vezes podemos até pensar que nossos problemas e sofrimentos são punição de Deus. Ora, Deus não nos pune, pois, Ele é infinitamente bom e misericordioso. Os nossos problemas e sofrimentos são provações que Deus se utiliza para nossa evolução moral e espiritual.



E como fazer essa reforma íntima?

Primeiro: CONHECER A SI MESMO: a pessoa tem que estar realmente motivada a se conhecer, admitindo seus erros, mesmo que só para si mesmo, mas, precisa ter determinação. Tem que fazer uma autocrítica. Se eu achar que estou sempre com a razão, fica difícil iniciar qualquer processo de transformação.

Se eu pensar que só sinto ódio de fulano porque ele me fez mal, ele me prejudicou, ofendeu-me, enganou-me, traiu-me. Ora, avalie se você, em algum momento de sua vida já não feriu alguém em intensidade menor ou na mesma intensidade com a qual foi ofendido.

Jesus disse: “Atire a primeira pedra quem não tiver pecados”.

Ora, ai está a oportunidade de iniciarmos o processo de nossa reforma íntima. Avaliando quais as circunstâncias em que aquela pessoa se encontrava quando disse algo que me feriu, ou ainda, se algum comportamento que eu tive ou tenho, pode ter motivado aquela reação\atitude.

Segundo: Aprender e aplicar no seu dia a dia, na essência, o maior ensinamento de Jesus: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”.  Esse princípio manda que ajamos com o outro, como gostaríamos que agissem conosco. É respeitar os direitos de cada indivíduo, como cada um deseja que respeite os seus, é passar a respeitar a sua família, amigos, as regras impostas para se viver bem em sociedade, perdoar, fazer o bem simplesmente porque isso lhe dá prazer, o faz feliz.

E mais, comecemos nossa reforma íntima dentro de casa: respeitando aqueles que, por excesso de intimidade, achamos que podemos tratar de qualquer forma, com gritos e xingamentos.

Em casa, procure auxiliar mais, ou seja, respeite as regras básicas: sujou – lave, usou – guarde.

Se tiver que acordar seu filho para ir para escola, o faça com carinho, com palavras amáveis, mesmo nos dias que eles insistem em permanecer mais um pouquinho na cama.

Se você precisa de ajuda, peça de forma clara e, não fique jogando indiretas.

Respeite e tenha paciência com os mais velhos, pois, você também ficará velho, lento, e vai querer que tenham paciência com você.

META DA REFORMA ÍNTIMA: é fortalecer sua fé e o amor, a busca incessante do perdão, o cultivo de sentimentos bons.



BASE FUNDAMENTAL PARA A REFORMA ÍNTIMA: seguir o maior mandamento de Jesus: ”Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”.





Objetivo da reforma íntima

Muitos são os motivos que nos levam à Casa Espírita: Pelo amor, pela dor, convite de alguém, curiosidade.

E o que acontece? Assistimos palestras, recebemos o passe, tomamos água fluidificada e vamos embora. E, estas atitudes poderão se repetir por longo tempo. Mas à medida que vamos estudando e compreendendo melhor os ensinamentos espíritas, sentimos que necessitamos nos integrar mais nas ações de reforma moral da sociedade, e nada melhor para fazermos isso do que iniciando, por nós mesmos, ou seja, que sejamos espíritas na convivência com o mundo, e isso nos leva à nossa reforma moral ou não.

Isso porque, ao começarmos a estudar a doutrina espírita, percebemos que a maioria dos livros fala da importância da reforma íntima, de se renovar nossas atitudes.



1. Renovação de atitudes…

Um jovem foi ao médico, queixando-se de dores abdominais. Tendo sido atendido pelo médico, este atencioso, realizou exames, fez entrevistas, e ao final chegou ao diagnóstico: Cirrose hepática, doença do fígado por ingestão de bebida alcoólica. Enfermidade conhecida e facilmente tratável, receitou um tratamento, onde o paciente deveria tomar uma medicação, fazer caminhadas diárias, ao final da caminhada realizar algumas ginásticas. O paciente saiu satisfeito, pois ver-se-ia livre de suas dores. Ao final de um mês, retornou novamente o paciente ao consultório médico, onde o doutor o atendeu solícito.

Há doutor! O tratamento não deu resultado, pois continuo a sentir dores. O profissional estranhou, pois tinha confiança em seu diagnóstico, mas voltou a examiná-lo.

- O senhor tomou o remédio que lhe receitei? Sim senhor doutor, certinho, três vezes ao dia!

- O senhor fez as caminhadas para melhorar a circulação? Cinco quilômetros todos os dias doutor!

- O senhor fez as ginásticas como recomendado? Uma hora diária após as caminhadas doutor!

- O senhor parou de beber? Não doutor… doutor continua doendo…

A medicina terrena trata das enfermidades do corpo físico, o Espiritismo trata das enfermidades do espírito (estando ele encarnado ou não). O médico nos escuta, analisa, faz exames e nos recomenda um tratamento. A Casa Espírita, nos escuta, analisa, consola, e também nos recomenda mudanças de atitudes; mas esta vai mais além em nosso benefício, pois nos fornece o passe magnético, a água fluidificada e em alguns casos tratamentos de desobsessões.

Mas, assim como no caso do paciente enfermo, se quisermos melhorar, cumpre que façamos a nossa parte, mudando as nossas tendências negativas, ou ficaremos indefinidamente tomando remédios, realizando caminhadas, fazendo ginásticas, recebendo passes, tomando água fluidificada…



QUE BENEFÍCIO ME TRARÁ A REFORMA ÍNTIMA?



Ao cultivarmos pensamentos bons, como a bondade, o amor, a caridade, o carinho, a coragem, a gratidão, estaremos evoluindo moralmente e espiritualmente, pois, esses sentimentos bons são os remédios para todo e qualquer sofrimento, é a chave para atingirmos a paz interior e, consequentemente, a felicidade exterior.

Quando você faz essa mudança dentro de você, tudo a sua volta muda, as pessoas mudam, pois, o mundo começa a mudar a partir de você. Essas mudanças vão se refletir nos nossos relacionamentos familiares, com os colegas de trabalho, com os nossos amigos.

Lapidar os próprios sentimentos é tarefa árdua, por isso é demorado e delicado o processo para se fazer a reforma íntima, necessita-se de muita determinação, paciência, tolerância, desprendimentos, perdão e acima de tudo, AMOR.



ORAÇÃO

Senhor, reconheço a importância de empenhar-me em fazer a minha reforma íntima, buscando a cada dia, ser uma pessoa melhor que no dia anterior. Senhor, sei ainda que, deverei ao final de cada dia, ao término de cada ação, ao concluir cada comentário, que eu saiba me calar e refletir sobre o que eu disse, sobre o que pensei, sobre o que fiz. Sei que devo continuamente analisar meus pensamentos, palavras e obras, só assim, disciplinarei minha conduta para torná-la uma conduta verdadeiramente espírita, uma conduta verdadeiramente cristã.

Compreendo que tenho a eternidade para evoluir, mas, não quero que isso sirva para amolecer o meu ânimo, mas sim, como estímulo para que eu acelere a marcha, de modo a poder ajudar aqueles que ficaram para trás, praticando, desse modo, a verdadeira caridade cristã.

Que assim seja.





Heloiza Beth Macedo Delgado

Palestra proferida no Centro Sociedade Allan Kardec de Estudos Espíritas, em Birigui, em 06 de agosto de 2012.

Um comentário:

  1. Muito bom!! Realmente se quisermos mudar, conseguimos, a força vem de dentro de nós onde habita a divindade, onde está Deus. É só procurarmos e o encontraremos e assim iniciamos a nossa Reforma Íntima, razão pela qual estamos aqui. Para nos melhorarmos!!
    Muita Paz para todos!!!

    ResponderExcluir