Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita. - Mt. 6, 1-4


Narrativa Evangélica

1 Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis recompensa junto de vosso Pai, que está nos céus.
2 Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.
3 Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita;
4 para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

Comentários do GEET
Nesta passagem o mestre ensina que não se deve vangloriar-se de ser justo ou de dar esmola, ou generalizando, de fazer algum bem ao próximo. A ostentação está próxima da vaidade e do orgulho, maiores chagas morais da humanidade.
Quem faz o bem para aparecer diante dos homens já recebeu sua recompensa, ou seja, já “apareceu” para eles.
Aquele que faz o bem pelo próprio bem, ama pelo próprio amor, sem esperar ser reconhecido, denota ter conquistado os sentimentos dignos dos espíritos evoluídos e aí está sua recompensa.
A recompensa dos espíritos evoluídos é a felicidade advinda da consciência em paz e da prática do amor-caridade.
A ética de Jesus é praticar o bem para ser e não para aparecer, é a ética da coerência e humildade.


Mensagem Espiritual
Que a sabedoria do Mestre Jesus nos inspire a todos, para que nos elevando possamos nos aproximar Dele.

Gostaríamos de considerar, além desses preciosos comentários  do trabalho de hoje, algumas informações sobre estes ensinamentos do Mestre que mostram  muito claramente o seu grande conhecimento psicológico e filosófico.

Primeiramente observemos que quem faz o bem para mostrar para o outro desvirtua o próprio ato de amor-caridade porque não o faz por amor, mas faz para que o outro o veja fazendo, ou seja, um ato de exibicionismo.

É claro que o efeito do bem feito terá sempre consequências proveitosas, mas aquele que faz por exibicionismo, mostra-se possuidor de graves problemas psicológicos. Entre eles, a baixa autoestima, a ausência de autonomia, mostra que ainda não possui a liberdade e encontra-se preso a opinião dos outros. Possui então, o complexo de inferioridade. Exibir-se, ostentar-se ou vangloriar-se é, na verdade, uma tentativa de autoafirmação.

Por isso, recomenda o Mestre Jesus para que amemos verdadeiramente. E no processo de amarmos, pelo próprio amor, nos sentiremos fortalecidos. Essa é a recompensa futura.  O fortalecimento dos nossos espíritos pela prática do amor.

Desaparecerá assim, qualquer complexo e inferioridade e o amor nos suprirá, nos dará a liberdade e autonomia permitindo que verdadeiramente alcancemos a paz e o sentimento de solidariedade e união.

Essas são algumas informações que gostaríamos de  acrescentar aos estudos de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário