Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

domingo, 16 de setembro de 2012

Deus e a Matéria


Deus e a Matéria

2º Seminário Espírita Sobre "A Gênese"

Palestra Virtual
Promovida pelo Canal #Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br
e pelo Centro Espírita Léon Denis
http://www.celd.org.br
Palestrante: Rosangela Pertile
Rio de Janeiro
23/01/2000

Organizadores da palestra:

Moderador: "_Stone_" (nick: Moderador)
"Médium digitador": “Ioio” (nick: Rosangela_Pertile)

Oração Inicial:

<_Stone_> Senhor Jesus, neste momento que nos encontramos reunidos em teu nome para refletirmos sobre a idéia de Deus, de suas leis e sobre como lidarmos com as situações do cotidiano segundo os ensinamentos de Jesus, nosso exemplo maior, pedimos que este ambiente virtual possa ser de paz, tranqüilidade e esforço no aprendizado. Que possamos sair melhor do que chegamos. Que os palestrantes possam ser abençoados, também, por trazerem aqui o seu estudo. Fique conosco, hoje e sempre. Que assim seja!

Considerações Iniciais do Palestrante:

<Rosangela_Pertile> Boa tarde a todos. Que a doce e serena paz do Senhor Jesus possa nos amparar na tarde de estudos, onde iremos desenvolver o raciocínio sobre a visão espírita de Deus e a matéria. Iremos discorrer como o estudo da formação da matéria, e de suas transformações que estão em conformidade com as leis divinas ou naturais, e como a frase de rosto do livro "A Gênese" se faz tão atual: "Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas." (t)

Perguntas/Respostas:

<Moderador> [01] <CELD> Como funciona essa idéia da existência de Deus em nós? É instintiva ou lembranças de nossas passagens na espiritualidade?
<Rosangela_Pertile> A idéia de Deus é instintiva, e como axioma temos: "não há efeito sem causa". Esta idéia encontra-se "impressa" em nossa consciência, e está escrita em "O Livro dos Espíritos" em sua pergunta de número 621, onde os espíritos discorrem sobre as leis divinas. (t)
<Moderador> [02] <CELD> Já ouvimos dizer que tudo que não é espírito e nem Deus é matéria. Isto, por definição, está correto?
<Rosangela_Pertile> Sim, esta "trindade" universal é a base de tudo o que existe. Deus criou o espírito e a matéria e o que o Universo visível e invisível é baseado nestes princípios, e suas transformações desde a criação, no "hálito divino" (como nos diz André Luiz), até o nosso conhecimento de matéria atual. (t)
<Moderador> [03] <CELD> Qual é a definição de matéria para a Doutrina Espírita? É a mesma da Ciência?
<Rosangela_Pertile> A ciência trabalha a definição de matéria dentro do limite da ponderabilidade. De uma forma bem simples, a matéria pode ser definida como qualquer coisa que tenha propriedade de ocupar espaço e que possua os atributos da gravidade e da inércia. Já a Doutrina Espírita nos dá uma visão muito mais ampla do que seja matéria. Ela nos diz que a matéria é formada de um só elemento e que este sofre transformações. É interessante ressaltar que a Codificação nos mostra que esta matéria primitiva é geradora dos mundos e dos seres, que esta matéria primitiva possui todos os elementos materiais, fluídicos e vitais de TODOS os universos. (t)
<Moderador> [04] <CELD> Se Deus sempre cria espíritos será que não vai faltar espaço para todos eles? Como é essa medida?
<Rosangela_Pertile> Não. Nosso universo é infinito, mesmo que o universo que conhecemos venha um dia a terminar, conforme anunciam alguns cientistas, a criação do Pai é contínua, nós não temos, por enquanto, como saber o processo de criação pois nosso patamar evolutivo não nos deixa vislumbrar ainda este caminho, mas dia chegará em que nós poderemos, inclusive, auxiliar na co-criação maior. (t)
<Moderador> [05] <CELD> Se as Leis de Deus gerenciam a nós, então estamos sozinhos no mundo? Deus não está me vendo?
<Rosangela_Pertile> As leis divinas ou naturais, cridas por Deus, são eternas e imutáveis. Estas leis se dividem, didaticamente, em duas partes, que são: leis físicas, que regem a matéria e suas transformações, e as leis morais, que regem as relações entre os espíritos e entre o espírito e Deus. A matéria, regida por suas leis, se gerenciam por si mesmas, da mesma forma que as leis morais "traçam" a nossa marcha evolutiva. A partir deste pensamento, podemos chegar a conclusão que ele não nos vê ou não precisa saber de nós. Isto é um sofisma, pois que o Criador não deixaria sua criatura ao seu próprio destino, desamparada. Senão, onde a misericórdia divina? Se nós caminhássemos sozinhos por que então temos espíritos guardiões, amigos a nos auxiliar em nossa caminhada? Nós jamais poderemos nos esquecer que Deus é Pai, de seus atributos, da infinita justiça e misericórdia, é o Deus mostrado por Jesus, e que nos mostrou o caminho quando nos disse: "amai ao próximo como a si mesmo." (t)
<Moderador> [06] <CELD> É permitido aos espíritos mais evoluídos manipular matéria cósmica para efetuar criações e transformações nos planetas ou esta tarefa está a cargo apenas de Deus?
<Rosangela_Pertile> Sim. E é fácil vislumbrarmos isto quando analisamos o nosso progresso cientifico. No fim do século passado, nós acharíamos louco aquele que dissesse que iria controlar o átomo!!! E hoje nós conseguimos manipular a energia, transformá-la. Por exemplo a água se transforma em energia elétrica e tantas outras formas de manipulação da matéria que temos. E estamos em um planeta de provas e expiações! Agora imaginem um espírito puro, o que ele não poderá fazer!! Em “Evolução em Dois Mundos”, André Luiz nos explica isto quando nos fala da co-criação em plano maior, quando estes espíritos puros "tomam o plasma divino e convertem-no em habitações cósmicas" . Há aí a manipulação da matéria cósmica primitiva e, desta feita, podemos vislumbrar um pouco mais de nosso futuro evolutivo, quando na questão 132 de "O Livro dos Espíritos" os espíritos nos dizem uma das finalidades da reencarnação: "de pôr o espirito em condições de suportar a parte que lhe toca na criação." (t)
<Moderador> [07] <_Cesar_> Essa manipulação da matéria que foi citada, na realidade corresponderia a manipulação das energias?
<Rosangela_Pertile> A matéria cósmica primitiva é uma só. Matéria e energia, em essência são a mesma coisa, têm o mesmo princípio e é possível esta manipulação. (t)
<Moderador> [08] <CELD> Se a matéria cria o templo da Natureza, qual o papel do espírito nessa criação?
<Rosangela_Pertile> O espírito não está dissociado da matéria. A definição da Doutrina Espírita é que "matéria é o instrumento de que este se serve e sobre o qual, ao mesmo tempo, exerce sua ação." Ou seja, o espírito é o agente transformador da matéria, em todas suas nuances. (t)
<Moderador> [09] <Mei_Palestra> Como funciona o processo de manipulação das energias através do nosso pensamento?
<Rosangela_Pertile> Em nosso estado evolutivo, esta manipulação apenas pelo pensamento não é "visível", ou seja não conseguimos ainda manipular a matéria sem a utilização de artefatos científicos. Em um nível mais sutil, nosso pensamento plasma no fluido cósmico universal, onde estamos imersos (como um peixe dentro do aquário) aquilo que estamos emanando, mas nós, encarnados, não conseguimos perceber devido ao nosso corpo material. De outra forma, nossos pensamentos criam em torno de nós uma túnica eletromagnética (Andrë Luiz) que é o somatório de nossos pensamentos e atos. Por isso a máxima: "orai e vigiai". Até mesmo Paulo de Tarso nos diz que temos testemunhas invisíveis a nos olhar. E como estas testemunhas nos vêem? Por aquilo que plasmamos em torno de nós. (t)
<Moderador> [10] <Mei_Palestra> O conceito que antes chamávamos de fluido universal, como é entendido na atualidade?
<Rosangela_Pertile> “A Gênese”, em seu capítulo VI nos traz o conceito de matéria cósmica primitiva. Esta mesma obra, em seu capítulo XIV, utiliza a denominação de fluido cósmico universal. A Doutrina Espírita, no que sei, continua utilizando esta terminologia que está escrita na Codificação. (t)
<Moderador> [11] <Caminheiro> As religiões cristãs costumam dizer que o homem foi criado "à imagem e semelhança de Deus". Está certo esse conceito dentro da Doutrina Espírita? Caso positivo, seria em espírito essa semelhança? Ainda: se somos criados por Deus, e tão materiais, seria Deus - ainda que denominado de Inteligência Suprema - um ser de alguma forma material?
<Rosangela_Pertile> Quando estudamos a evolução do pensamento acerca de Deus e sua forma, notamos a marcha do pensamento. Na forma primitiva, vemos Deus como seres antropomórficos, seres zoomórficos, seres naturais (referentes aos elementos da natureza). Esta visão pagã é deixada de lado quando do surgimento da Bíblia, quando os hebreus apresentam a noção de um Deus único. Mesmo esta visão de um Deus único traz em sua acepção um Deus colérico, parcial e vacilante, um Deus que dá a palavra articulada aos animais (genesis, 3:4), um Deus que ensina como matar e em que casos matar, que não sabe se sua criação foi boa, até mesmo que não estava sozinho na criação, pois vemos na criação mosaica sempre o plural "façamos o dia..." Deus é o criador de tudo, não é material, pois que não seria Deus e estaria sujeito às vicissitudes da matéria, nem tampouco é espírito, pois que teria uma rota evolutiva, e que, por sua vez, teria algo superior à si que o criou. Quando Jesus nos diz: "vós sois deuses". Ele disse que, um dia, poderemos chegar à classe de espírito puro, alcançando a soma da perfeição de que é suscetível a criatura, e não o criador. (t)
<Moderador> [12] <Mei_Palestra> Fluido é dito pela ciência como toda forma de matéria em estado gasoso ou líquido. O que não estiver nesse estado chamamos de energia, magnetismo etc. Qual a posição atual para esses argumentos?
<Rosangela_Pertile> A Ciência vai evoluir, como tem evoluído sempre. Há mais de cem anos atrás, o átomo era indivisível. Com o avanço da Ciência, nós descobrimos o próton, o elétron e o neutron, passado um pouco mais, chegamos às partículas sub-atômicas, e com a teoria de que o elétron era a porção indivisível da matéria. Em 1998, o físico americano Robert Lundlun (me desculpem se escrevi errado :))) provou que, em determinadas condições, o elétron se divide em três, e ao mesme tempo que o magnetismo, cria um fluido que ele não consegue identificar. Ou seja, a Ciência sempre surgirá com novos conceitos, novos termos técnicos, e, se percebermos, estes termos estão modificando cada vez mais rápido. Então, pela constante evolução da Ciência, fiquemos com os espíritos, ou seja, fluido cósmico universal (ou matéria cósmica primitiva). (t)

Considerações Finais do Palestrante:

<Rosangela_Pertile> Foi muito bom estarmos aqui na tarde de hoje. Espero que tenha sido proveitoso para todos nós. A Ciência evoluirá sempre, mas o que nós temos que ter em mente é que esta evolução deve ser acompanhada da nossa evolução moral, para que possamos caminhar mais rápido rumo à perfeição e sermos co-partícipes na criação maior :))). E lembrando o que o Mestre Jesus nos disse: “Amai a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a ti mesmo". Muita paz :)))) (t)

Nenhum comentário:

Postar um comentário