Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Sofrimento e Evolução


O sábio Epicteto já formulara, em poucas palavras, o sentido do sofrimento: “Não peças que as coisas se façam como tu as queres; limita-se a receber os acontecimentos, quais se te apresentam; é o segredo da felicidade". Mas, quem possui a força de resignação desse homem tão cheio de sabedoria diante da dor acabrunhante, quem tem a consciência. livre de penas e tribulações em face de um passado onde certamente vamos encontrar as origens dos sofrimentos e das infelicidades?

O Espiritismo, com a lei palingenésica, oferece acerca deste perturbador problema uma solução adequada e quiçá desejável. Assim, o que nos inquieta, perturba, contrista e, por vezes, anula de um só golpe todas as nossas esperanças materiais, ou os nossos corpos esplendentes de saúde, não é o efeito de um determinismo cego, mas, pelo contrário, corresponde a um princípio de causalidade lógica, que diz respeito com o livre arbítrio, responsável pelo nossos destinos.

Efetivamente, sofrimento e dor ocasionam uma mudança brusca no mundo da afectividade e, precisamente nesta desadaptação, inopinada, nossos seres se ajustarão a uma nova vida e a conseqüentes sensações de todo inesperadas.

Este fato é irrefutável, pois que ele deflui de outros fatos dos quais tira conseqüências para a nossa evolução.

O sentido do sofrimento, quando visto através da evolução contínua, revela uma origem racional, é indício positivo de resgate, ou, melhor dizendo, é o anunciador de um progresso certo da alma. Em realidade, a liberdade moral é um patrimônio da alma em suas mais elevadas formas; essa liberdade, porém, só é cabível dentro dos limites próprios às nossas aquisições em vidas anteriores, pela determinação consciente de cada individualidade, individualidade esta que oculta uma essência permanente, um princípio centralizador, uma função de síntese; estabelece, portanto, uma unidade e uma continuidade na multiplicidade dos fatos psíquicos. Assim concebido o problema do sofrimento humano, somos levados a volver sobre nós mesmos, a enchermo-nos de arrependimento que é o sentimento superior de reedificação, de liberação, assinalando os fins e entreabrindo as portas maravilhosas das esferas julgadas inacessíveis. Lá, vamos encontrar o principio da finalidade individual, da expiação e do arrependimento condizentes com a natureza sensível, isto é, com as disposições peculiares ao valor e ao esforço.

Max Scheler, psicólogo e filósofo alemão, perfeito conhecedor dessas questões, é bem explícito sobre o assunto; escutemo-lo: "a elevação da alma pelo arrependimento mostra o que em nós havia de inferior. O arrependimento é sofrimento e ao mesmo tempo higiene mental; a alma não procurará desembaraçar-se dele; por guardar em si todo o seu passado. Como seres encarnados não temos lembrança dos acontecimentos do passado, os quais, todavia, só em aparência estão infirmados em nossa vida psicológica. A idéia deles se conserva à disposição da consciência, fixando-se assim na parte ativa de nosso processo individual, pois que, de contrário, recairia, a todo o instante, na parte passiva do inconsciente".

Assim, pelo fato de o homem, em sua natureza virtual, estar propenso a um futuro cada vez mais elevado, torna-se compreensível a idéia de atos sucessivos, de solidariedade indestrutível no engrandecimento pela verdade e pelo bem, e que não podem recuar diante do desgosto estimulante e salvador das faltas do passado. Ora, a alma; posta em contacto com as zonas de pertubações e incertezas de sua existência, instrui-se por si mesma acerca dos fins que ela tem de atingir.

O sofrimento está repleto de ensinamentos, obriga a vida sensível a se subordinar à vida das atividades que repudiam o fatalismo de maneira que o sofrimento eleva os sentimentos pelas intenções de reparação, pela vocação eterna de absolvição.

A noção de livre arbítrio não modifica momentaneamente nossa vida de formas e de sensações, ela implica evidentemente uma estreita coesão do

passado reavivado, do presente fugitivo e do porvir certo. O conhecimento da solidariedade moral dos diversos processos de nossas individualidades, quando apreciados através de uma, série continua de vidas, faculta-nos a consciência das elevadas finalidades a que estão condicionados os nossos seres.

A Doutrina Espírita, tal como foi revelada pelo; ensinamentos de Kardec será estranha a estas soluções do problema do sofrimento em nosso planeta?

Não, é impossível separar o Espiritismo, em sua psicologia experimental, da compreensão racional da dor humana.

Se são numerosos os ignorantes e teimosos que não querem ver nada mais além da função orgânica do corpo, não menos certo é que grande parte da Humanidade, graças à renovação da psicologia pela investigação positiva dos fatos psíquicos, se mostra em condições de ter opinião e serenidade diante daquilo que turba a existência dos homens: as dores e os sofrimentos em seus infinitos graus.

Os materialistas e os cépticos têm o hábito de só ver a parte aparente da existência, excluindo a sua unidade e finalidade.

A prova que abala as nossas fibras mais ocultas, o mal que nos abate e rios desencoraja, apenas momentaneamente lhes ensombreiam a existência do espiritual.

Tudo isso, porém, se transforma em virtudes de força, paciência, devotamento quando penetramos em nós mesmos, quando, batendo no peito, reconhecemos o alcance de seu ensinamento.

Será possível suprimir-se o sofrimento em um mundo de controvérsias, de lutas, de pesquisas, que se movem entre o relativo e o contingente? Não :será absurdo acreditar-se possa haver igualdade em nossa maneira de viver, compreender e sentir?

Não erraremos dizendo que o mal, a dor, as desigualdades, no tocante à felicidade humana, fazem parte de maravilhoso plano de progresso As provas amargas da existência, as inferioridades miseráveis, as desgraças enganadoras são, no entanto. avisos de causalidades admiravelmente dispostas e que fazem funcionar o presente é o porvir, pelo chamamento do passado, colocando-nos em face de erros a reparar, concitando-nos a aceitar o efeito inexorável de nossos deméritos e méritos, supremas justificações de um Criador que a tudo proveu para o maior bem de todos na infinidade do tempo e do espaço. O ressentimento da prova física e moral comporta a virtude da paciência, tornando-nos resignados, mas, por um reflexo de auto defesa, nos premune, pelo arrependimento e pelo resgate, contra novos sofrimentos: compensações reais de nosso renovamento.

Em realidade, toda causa tem uma seqüência lógica, gérmen de uma causalidade nova. Ora, esta lei geral que implica na repetição de nossas existências se firma sobre qualidades já obtidas nos estados de vida onde o sofrimento foi o mestre iniciador. Quantos chamamentos às fontes nos fizeram tropeçar, quantos apelos à consciência moral, a fim de evitar as extravagâncias que nos fizeram sofrer. Sofremos porque faltamos à lei de Deus.

Quando estamos presos à dor, ocorre-nos ao pensamento que nossos infortúnios e males têm suas origens nas negligências do passado è, então, procuramos tirar deles o melhor proveito para que, com mais firmeza, marchemos em busca do futuro. Suportamos, com paciência, penas, torturas físicas e morais, desde que apelemos para a força soberana da renúncia, do esquecimento. Assim, ofereceremos nossas penas a Deus, pela necessidade imperiosa do resgate. Dizemos com convicção: a crença da alma é ativa, sejam quais forem as circunstâncias; o nosso comportamento interior suporta, sem revolta, sem queixa alguma, todas as tristezas e desapontamentos.

O ser que defende seus atos com toda a serenidade apesar dos assaltos infelizes a que está sujeito, demonstra ter fé na alma e em seu porvir, prova estar em condições de subir, com segurança e rapidamente, os degraus da evolução espiritual.

Tomemos o exemplo de Santa Teresa do Menino Jesus que se submeteu a Deus, com exaltação, em meio das múltiplas agonias da dor. Sua alma já alcandorada aos páramos da espiritualidade alma, de elite, trazia, com ela e nela, muitas qualidades de sofrimentos e de rara coragem, o que lhe permitia encontrar a felicidade real, a beatitude augusta em todos os seus penares.

Quase todos estamos longe de atingir este grau de elevação moral. E, no entanto, não temos em nós os rudimentos de renúncia, as mesmas possibilidades de essência providencial, os meios indispensáveis de reedificação?... E' precisamente nesta lei de redenção que vamos encontrar a fé que nos refaz e que, em nós, fará renascer a esperança. '

Ah! bem sabemos haver seres que ainda não sentiram as tribulações da existência. São os inclinados a viver como egoístas e a desconhecerem os sentimentos ele compaixão que elevam a alma. Nada, porém, para eles está perdido: terão, a seu tempo, de crescer nisto que eles ignoram e não quiseram aceitar.

Os que sofrem, que sofreram, que suportaram as dores provocadas pelos cravos pregados na cruz da prova, conheceram os profundos desesperos; estão, por isso mesmo, em condições de apreender o sentido do sacrifício liberador de suas almas. Encontrarão o caminho do serviço e do amor. Não sucumbirão no sofrimento, pois que este lhes dará acesso ao bem, ao incessante devotamento renovado (1).

(1) Capítulo traduzido do litro em preparação, na França, e intitulado "Espiritismo e Humanismo", de autoria do Sr. Louis Fourcade.

Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/artigos-espiritas/sofrimento-e-evolucao/#ixzz24xs0OkPC

Nenhum comentário:

Postar um comentário