Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

terça-feira, 24 de julho de 2012

ENERGIA ORGÔNICA E FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL SÃO SINÔNIMOS?


ENERGIA ORGÔNICA E FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL
SÃO SINÔNIMOS?

(matéria publicada na Folha Espírita em agosto de 2006, no Espaço do Leitor)
AMEBRASIL

Gostaria de saber o que pensam sobre a veracidade do trabalho de William Reich e dos seus seguidores, e também se conhecem resultados científicos experimentais que apontem para a evidência da existência da energia orgônica. A curiosidade sobre Reich surgiu por conta de uma mensagem do espírito Joanna de Ângelis, psicografada pelo médium Divaldo Pereira Franco. Nessa psicografia o espírito fala da terapia Reich como possibilidade para curar a depressão. O que acham disso? Além do efeito possível de cura, a energia orgônica, tal como definida por Charles R. Kelley, tem características que se assemelham de forma muito interessante ao fluido cósmico universal anunciado pelos espíritos a Kardec. O que acham disso? (Vitor Alves dos Santos, S. João do Estoril, Portugal)
Vitor, Reich realizou várias pesquisas tentando identificar uma bioenergia que estava presente nos seres vivos. Criou a teoria elétrica da sexualidade até chegar a uma “nova” forma de energia à qual chamou de energia vital ou orgônio, através de uma descoberta casual, observando cultura de bions. Mais tarde, ele chegou à conclusão de que essa energia também estava presente na atmosfera. De acordo com Reich, a Energia Orgônica flui naturalmente por todo o corpo, de cima a baixo, paralela à espinha, muito semelhante ao conceito de prana no Yoga. Para o Yoga, o prana circula por canais chamados de nadis, sendo os principais e mais importantes o ida, pingala e o susumna, que estão relacionados com a coluna vertebral, que para os yogis é o eixo do corpo.
Na verdade, dentro do Yoga existem cinco tipos de prana: um deles é o prana universal, que seria para nós o Fluido Cósmico Universal (Ver O Livro dos Espíritos, Q. 27 e seguintes, e todo o cap. IV), e se divide em quatro outros tipos no corpo humano, que assumem várias funções na manutenção da vida e no funcionamento dos órgãos, sendo regulados pelos chakras.
O trabalho de Reich visa, através de diversas técnicas e exercícios, desbloquear as couraças musculares e fazer circular a energia orgônica. No nosso modo de entender, a energia orgônica ou bioenergia de Reich, seria o mesmo Fluido Cósmico Universal, do ensinamento espírita, nas suas inúmeras modificações no organismo humano, bem como corresponderia ao prana dos hindus. Assim, ela estaria ligada à energia vital e às diversas denominações pelas quais é conhecida: energia nervosa, magnetismo animal, etc. Ao estudar as idéias de Reich, sob a ótica espírita, você constatará que algumas coisas são bem interessantes e outras equivocadas.
Leia mais no livro Teorias da Personalidade – J. Fadiman, R. Frager – Harbra – 1980. Quanto à vida de Reich, veja no sitehttp://www.centroreichiano.com.br/artigos/artigo13.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário