Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Deus


Deus

Por: Gregorio Lucio


(O Livro dos Espíritos, Cap 1 - Deus) Questão 1: O que é Deus?
- Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.

Na história humana, as culturas estabelecidas por cada um dos povos colaboraram, de maneira mais ou menos relevante, para as concepções que o homem estabeleceu acerca de Deus. Diversas interpretações foram criadas em torno desta questão central na vida dos homens, na tentativa de ampliar a relação do conhecimento e do sentimento humano com a Divindade.

O homem percebeu-se, conforme o desenrolar de sua história no planeta, como um ser pertencente a um Sistema Maior que ele próprio e sua comunidade, sobre o qual não detém domínio e de cujas suas determinações não se poderia furtar.

 As experiências com a realidade da morte, da doença, das manifestações da natureza, reforçaram no interior do homem a idéia de que há uma Potência Maior, à qual os homens estariam subordinados, devendo-Lhe observar as manifestações e conduzir-se de acordo com suas Leis, as quais expressões reguladoras da conduta humana e dos fenômenos da vida.

As culturas humanas, assim, criam diversas visões em torno de Deus e da origem do Universo. Entre as mais variadas cosmovisões, poderíamos elencar:

a) Politeísmo: Crença na Pluralidade Divina. Existência de vários Deuses, compondo um sistema complexo originador do universo e da vida.

b) Monoteísmo: Crença na Unicidade Divina. Existência de um único Deus, criador de tudo quanto existe.

c) Panteísmo: O Universo como a própria Divindade. Deus confunde-se com o Universo e tudo quanto nele existe.

d) Dualismo: Deus é visto como Criador e todo o restante como Suas criações ou criaturas. Ou seja, há uma divisão total entre o Criador e a criatura.

e) Monismo: Deus contempla em Si o Universo e as suas criaturas, embora esteja além destes. Deus transcende a tudo e imana de tudo.

O Espiritismo compreende Deus numa cosmovisão tanto Monoteísta quanto Monista. Para o Espiritismo, só há a existência de um único Deus, O qual imana de tudo (manifesta-Se na realidade, sendo a Sua Causa), ao mesmo tempo que transcende a tudo (conservando-Se distinto de Sua criação).

A visão espírita reputa ao raciocínio filosófico de que "não há efeito inteligente senão por uma causa inteligente", um axioma capaz de induzir à observação de que existem diversas expressões da natureza e do universo que não podem ter sido criadas sem a presença de uma causa inteligente, suficientemente capaz de estabelecer complexos mecanismos de coerência para estas, mesmo quando há uma expressão caótica na origem dos mais diversos fenômenos passíveis de serem observados pelo homem.

Dessa forma, pela observação decorrente deste princípio, é possível  chegar à convicção na existência de Deus como sendo essa "Força Criadora", "Causa Primária" de todas as coisas. Aliado a esta postura de reflexão filosófica, proposta pela Doutrina Espírita, também o "sentimento intuitivo" de que os seres humanos são dotados, em torno da existência da Divindade, torna-se a base para o sentimento de fé, segundo a ótica espiritista.

Para o Espiritismo, os atributos de Deus são assim relacionados:


1º É Eterno;
2º É Imutável:
3º É Imaterial;
4° É Único:
5° É Todo-Poderoso;
6° É Soberanamente Justo e Bom.

Para complementar nossos estudos, colocamos abaixo um video tratando de Deus, segundo a compreensão Espírita, realizada pela palestrante Therezinha Oliveira.

Recomendamos também, a leitura atenta e completa do Capítulo 1 - "Deus", de O Livro dos Espíritos.

Jesus nos ilumine e nos guarde, hoje e sempre!

A.A.E. Sol da Esperança

Nenhum comentário:

Postar um comentário