Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Autoaceitação


Autoaceitação

12062010
Não é possível reformar-se sem a aceitação completa de quem somos,  com todas as nossas qualidades e imperfeições.
O ponto básico para a transformação interior é aceitar a própria humanidade. Ser “humano”,  é ser inteiro,  integrar internamente todos os aspectos rejeitados por nós.
Aceitar as imperfeições não é se tornar conivente ou leniente, é antes de tudo reconhecê-las,  aceitá-las como  partes nossas e só assim, transformá-las.
Aceitar que temos imperfeições nos leva muitas vezes a culpa, auto-recriminação e autopunição. Levando em consideração que as imperfeições ainda fazem parte da realidade humana, não há porque culpar-nos como se fossemos os únicos que as tivéssemos.
Potencialmente temos em nós germens de todas as imperfeições e todas as qualidades.
Aceitar-se humano é aceitar não ser especial ou diferente do restante da humanidade.
No fundo, não aceitar a própria humanidade é querer estar acima do comum, é se achar em algum nível melhor ou mais evoluido espiritualmente.
Aceitar nossas imperfeições não é motivo de tristeza, mas de alívio, só dessa forma, podemos abrir mão da exigência de uma perfeição ainda inalcançável.
Só dessa forma, podemos alcançar a verdadeira alegria, que é ser quem realmente podemos ser nesse exato momento, estando aberto para melhorar sempre para expressarmos nossa luz interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário