Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Sobre a União da Alma ao Corpo

Jorge Murta

Sobre a União da Alma ao Corpo: E o Congelamento de Embriões?
Leiam, Analisem e Dêem suas opiniões sobre o tema da pergunta.

Em resposta à questão 344 de O Livro dos Espíritos, sobre o momento de união da alma e do corpo, eles nos informam que "A união começa na CONCEPÇÃO (grifo meu), mas não se completa senão no momento do nascimento. ...".

Em A Gênese, Capítulo XI, item 18, vamos encontrar "Quando o Espírito deve se encarnar num corpo humano em via de formação, um laço fluídico, que não é senão uma expansão do seu perispírito, o prende ao germe para o qual se sente atraído por uma força irresistível desde o momento da CONCEPÇÃO. (grifo meu)

CONCEPÇÃO, segundo o Novo Dicionário Aurélio, do latim conceptione, é "o ato ou efeito de conceber ou de gerar (no útero); geração. Diferente de FECUNDAÇÃO, que é o ato ou efeito de fecundar (tornar capaz de conceber ou gerar: fecundar uma mulher. Essas definições do mestre Aurélio nos indicam que fecundação é o momento de encontro do espermatozóide com o óvulo (conforme enciclopédia Delta Larousse) e concepção é o desenvolvimento do embrião a partir de sua nidação (alojamento do ovo ou zigoto no útero - endométrio), o que acontece no 5º ou 6º dia após a fecundação. Note-se que pode acontecer, inclusive, embora seja um caso raro, de haver concepção sem que tivesse ocorrido a fecundação (partenogênese).

Estou levantando essa questão porque é comum, entre nós, os Espíritas, o entendimento de que essa ligação se dá no momento da fecundação, que acabou sendo reforçado pela narrativa de André Luiz da reencarnação do Espírito Segismundo, no capítulo 13 do livro Missionários da Luz, pag 233 da 20ª edição da FEB.

Se a "força irresistível que atrai o espírito para o germe" (A Gênese) tem como fato gerador o encontro do espermatozóide com o óvulo (FECUNDAÇÃO), então muitos espíritos estariam jungidos a embriões congelados em laboratórios, sabe-se lá por quanto tempo, em casos de inseminação artificial, e muitos outros teriam que recomeçar o processo em decorrência da eliminação natural do germe pelo organismo materno, em casos de fecundação natural.

Mas, se a "força irresistível que atrai o espírito para o germe" tem como fato gerador a nidação (acolhimento do germe pelo útero materno), então não há a hipótese de espíritos ligados a embriões congelados e nem a de frustração devido ao processo de expurgo natural pelo organismo materno; estando esta hipótese enquadrada mais adequadamente ao termo "concepção" utilizado pelos Espíritos em O Livro dos Espíritos e por Kardec em A Gênese;

Gostaria que os queridos amigos espíritas e não espíritas examinassem comigo esse entendimento, fundamental, assim penso, para equacionar os casos de congelamento de embriões e dessem a sua opinião.


Está aberto o debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário