Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Psicologia Espírita

A Psicologia é a ciência que estuda a alma humana e pretende compreender o comportamento, as emoções, o pensar do homem.
Muitas são as teorias psicológicas, mas aqui queremos apenas abordar o aspecto psicológico da ciência Espírita e com isso refletir sobre essa questão tão delicada e, às vezes, polêmica.

– Há uma PSICOLOGIA ESPÍRITA?

Allan Kardec, o grande codificador do Espiritismo, explica na introdução de O Livro dos Espíritos, que o termo alma tem aplicação diversa, o que suscita confusão, e esclarece sua representação para a ciência espírita.

Na questão 134, os Espíritos informam que o termo alma é o espírito encarnado e temos então a base para a compreensão da imortalidade da alma, independente da matéria. Sendo o Espírito imortal.

Mais adiante, na questão 145, Kardec questiona:
“Como é que tantos filósofos antigos e modernos têm longamente discutido sobre a ciência psicológica, sem chegar à verdade? (grifo nosso)
— Esses homens eram os precursores da doutrina espírita eterna, e prepararam o caminho. Eram homens e puderam enganar-se, porque tomaram pela luz as suas próprias idéias; mas os seus mesmos erros através dos prós e contras de suas doutrinas, servem para evidenciar a verdade. Aliás, entre esses erros se encontram grandes verdades, que um estudo comparativo vos fará compreender.
”Com essa resposta entendemos que a ciência espírita vem consolidar a enorme gama de conhecimentos preciosos para a compreensão do homem e sua psicologia.
Portanto, podemos afirmar, com base nos ensinamentos de Kardec, que existe uma psicologia Espírita que explica o homem em seu tríplice aspecto e, acima de tudo, como um princípio inteligente em evolução. E mais, a psicologia espírita está baseada no ensinamento do mestre Jesus de amar a Deus, ao próximo e a si mesmo, processo contínuo da Vida do Espírito de auto educação. E que o conhecimento que a humanidade vem adquirindo com variados pensamentos e teorias, nos ajudam a chegar à verdade.
Recorrendo mais uma vez ao Livro dos Espíritos, na questão 919 a, Agostinho expressa que, no  conhecimento filosófico antigo “ Conhece-te a ti mesmo”, está  a chave do progresso individual.Para finalizar, citamos Joanna de Ângelis em “Vida: Desafios e Soluções”: "Graças ao valioso concurso das doutrinas psíquicas em geral e da psicologia espírita em particular, excelentes contribuições existem e se encontram disponíveis para todos aqueles que estão sinceramente interessados na construção de uma consciência saudável, de um ser responsável e lúcido, de uma sociedade feliz” ( grifo nosso)

O Site do CEOE vai, a partir de agora, colocar artigos ampliando essa idéia. E abrir um espaço de relação com o seu público, respondendo sobre o assunto. Obviamente que não pretendemos ser “os donos da verdade” e este espaço será sempre um lugar de reflexão mútua. Contamos com todos !

Muita paz!Márcia Carijó (Departamento de Educação e Psicologia) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário