Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

domingo, 17 de julho de 2011

A MATÉRIA É ILUSÃO PROVOCADA POR NOSSOS SENTIDOS – Física e Espiritismo



          ‘’Em 1933, o astrofísico e astrônomo suíço Fritz Zwicky, do Instituto da Califórnia, USA, fez uma importante descoberta: a partir de cálculos matemáticos, descobriu-se que a velocidade orbital das estrelas situadas na orla das galáxias apresentavam uma velocidade muito maior do que a esperada, denotando que, o centro da galáxia não tinha força gravitacional suficiente para fazer com que tais estrelas permanecessem coesas no sistema. A questão era: "por que elas não saem pela tangente, ou seja, voando pelo espaço afora?" A única resposta plausível era supor um acréscimo de MATÉRIA INVISÍVEL e indetectável pelos instrumentos de observação, fora da galáxia. E esta é a origem da chamada MATÉRIA ESCURA, posteriormente, denominada ENERGIA ESCURA. Hoje, sabe-se que há mais matéria no espaço interestelar do que nos centros massivos de galáxias e superaglomerados de estrelas e galáxias - na verdade a matéria contida no interior das galáxias é insignificante se comparada com a quantidade de massa invisível chamada "Matéria-Escura". 
          No mundo do microcosmo, outra descoberta veio fazer coro com o questionamento da "ponderabilidade como um atributo essencial da matéria": a descoberta, pela Física Quântica, de que o átomo é constituído de um núcleo maciço, mas desprezível por sua insignificância em relação à sua totalidade, com uma “nuvem” de elétrons "girando" em torno do centro atômico e que estão em vários lugares ao mesmo tempo (onipresença). E, então, surge o questionamento: “o que é matéria? A ponderabilidade é um atributo essencial da matéria?” E o próprio Allan Kardec, na codificação espírita, veio nos dizer que a matéria só existe para os sentidos destinados a percebê-la, fazendo coro com a tradição espiritualista oriental, de Krishna a Vivekananda e outros, de que matéria não existe, de que a matéria apenas é matéria na ilusão dos homens/egos, pois nada mais é do que ILUSÃO CAUSADA POR NOSSOS SENTIDOS! 

Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/outras-doutrinas-espiritualistas/fisica-e-espiritismo-a-materia-e-ilusao-provocada-por-nossos-sentidos/#ixzz1SPo1EpIP

Nenhum comentário:

Postar um comentário