Estudando o Espiritismo

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terça-feira, 3 de maio de 2011

OS CORPOS ESPIRITUAIS

O ESPÍRITO E SEUS CORPOS

Allan Kardec criou a denominação de perispírito

De  acordo  com as concepções espiritualistas, o espírito, na condição de  foco  inteligente e diretor da vida, encontra-se envolto por vários campos energéticos, cada qual a vibrar na dimensão espacial que lhe é própria,  sendo o  campo físico, a  camada mais externa  e, portanto, a mais densificada da complexidade humana.

Objetivando facilitar  o entendimento da seriação energética do homem,  Kardec resumiu o  assunto de forma a facilitar a compreensão, preferiu a  denominação de perispírito  para englobar tudo aquilo que reveste a essência espiritual, ou seja, que se encontra interposto entre o espírito e o campo físico. "Portanto, o perispírito, é uma nomenclatura utilizada por Allan Kardec  e representa todos os corpos que envolvem o Espírito quando este está desencarnado. Em síntese o nosso espírito está envolto em muitos corpos que se subdividem de acordo com as várias dimensões em que atuamos.

   
- Os Espíritos são seres inteligentes da Criação; povoam o Universo. Foram criados por Deus.

- Os Espíritos não têm forma determinada, a não  ser para  eles próprios. Uma chama, um clarão ou uma centelha podem definir o 

A matéria é o  instrumento  de que o espírito se serve  e,  ao mesmo tempo, sobre o qual exerce a sua ação. Sob este ponto de vista, pode-se dizer que a matéria é o agente com o auxílio do qual  atua o espírito para  conquistar a  sua evolução.

OS CORPOS ESPIRITUAIS 

O  Espírito André Luiz, estudando o  Homem  de acordo com o Espiritismo estabelece que ele  é composto de:

- Corpo Fisico ou Soma;
- Duplo Etérico ou biossoma;
- Psicossoma;
- Corpo Mental;
- Espírito.

Jorge Andréa dos Santos, médico e também renomado escritor espírita, entende o  homem composto de:

- Corpo físico.
- Duplo Etérico ou Corpo físico
- Perispírito ou Psicossoma
- Corpo mental
- Inconsciente atual
- Inconsciente passado ou Arcaico
- Inconsciente puro ou Espírito

a) EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS CAP. 2 PÁG. 25 (1958)
O  corpo mental, assinalado experimentalmente por diversos  estudiosos, é  o envoltório  sutil da mente e
que, por agora, não podemos definir com mais amplitude e conceituação, além daquela com que tem sido apresentado pelos pesquizadores  encarnados, e isto por falta de terminologia  adequada no dicionário terrestre.

b) NOS DOMÍNIOS DA MEDIUNIDADE CAP. 11 PÁG. 99 (1955)
A princípio seu  perispírito ou “corpo Astral” estava revestido com os eflúvios vitais que asseguram o
equilíbrio entre a alma e  o corpo de carne,  conhecidos aqueles, em seu conjunto, como sendo o  “duplo etérico”,  formado por  emanações neuropsíquicas que  pertencem  ao  campo fisiológico e que, por  isso mesmo, não conseguem maior afastamento da organização terrestre, destinando-se à desintegração, tanto quanto ocorre ao instrumento carnal, por ocasião da morte renovadora.

c) FORÇAS SEXUAIS DA ALMA CAP. 1 PÁG. 32 e 36 (1996)
1) Ainda poderíamos acrescentar no esquema do  psiquismo o corpo mental  envolvendo o inconsciente
atual.
2) Não poderíamos deixar de aventar as possibilidades da existência de um campo energético apropriado, entre o perispírito e o corpo físico, o duplo etérico.

d) MEDICINA DA ALMA CAP. 4 PÁG. 43 (1998)
No ser humano, o duplo etérico constitui a parte mais eterizada, ou menos grosseira, do corpo físico.

e) O PASSE ESPÍRITA CAP. 4 PÁG. 84 (1996)
O duplo etérico é, pois, um corpo fluídico, que se apresenta como uma duplicata energética do indivíduo, interpenetrando seu corpo físico, ao mesmo tempo em que parece dele emergir.

f) DA ALMA HUMANA CAP. 3 PÁG. 46 (1956)
O  duplo etérico tem, pois, uma individualidade própria,  característica, inconfundível, ainda que fazendo
parte integrante do corpo físico ou somático.

g) NOSSO LAR -  CAP .   3 6 º   -  O  SONHO
Recolhido ao quarto confortável e espaçoso, orei ao Senhor da Vida agradecendo-lhe a bênção de ter sido útil.  A "proveitosa  fadiga" dos que cumprem  o dever não me deu ensejo a qualquer  vigília desagradável. Daí a instantes, sensações de leveza invadiram-me a alma toda e tive a impressão de ser arrebatado em pequenino barco, rumando a  regiões desconhecidas. Para onde me dirigia? Impossível responder.
A meu lado, um homem silencioso sustinha o leme. E qual criança que não pode enumerar nem definir as belezas do caminho, deixava-me conduzir sem  exclamações  de qualquer  natureza, extasiado embora com  as magnificências da paisagem. Parecia-me que a  embarcação  seguia célere, não obstante  os movimentos de ascensão. Decorridos minutos, vi-me à frente de um porto maravilhoso, onde alguém me chamou com especial carinho: - André!... André!...
Desembarquei com precipitação verdadeiramente infantil. Reconheceria aquela voz entre milhares. Num momento, abraçava minha mãe em transbordamentos de júbilo.
Fui conduzido, então, por ela, a prodigioso bosque, onde as flores eram dotadas de singular propriedade de reter a luz, revelando a festa  permanente  do perfume e da cor. Tapetes  dourados  e luminosos estendiam-se, dessa maneira, sob as grandes árvores sussurrantes ao vento. Minhas  impressões de felicidade e paz eram inexcedíveis.
O sonho não era propriamente qual  se verifica na Terra. Eu sabia, perfeitamente, que deixara o veículo inferior no apartamento das Câmaras  de Retificação, em "Nosso Lar", e tinha absoluta consciência daquela movimentação em plano diverso. Minhas noções de espaço e tempo eram exatas. A riqueza de emoções, por sua vez, afirmava-se cada vez mais intensa.


LIVRO DOS ESPÍRITOS – Questão 186

Há mundos onde o Espírito, cessando de habitar corpos materiais, só tenha por envoltório o perispírito?
R. Sim, e esse próprio envoltório torna-se tão etéreo que, para vós, é como se não existisse; é o estado dos Espíritos puros.

AUTODE SCOBRIMENTO  -   p s i c .  Di vald o   F r a n c o   ( J oan a  d e  Ân gel i s )
O   i n d i v í d u o  h u m a n o   é   u m   a g r upame n t o   d e   en e r g ia s   e m  d i f e r e n t es  n í v e i s   d e   v i b r açõ es   ( pág.1 6 ) .
O   s e r   hum an o   é   u m   c on j u n t o   h ar mô n i c o   d e   e ne r g i as,   c on s t i t u í d o   d e   e s p í r i t o   e  mat é r i a ,  me n t e  e p e r isp í r i t o ,   e m o ç ã o   e   c o r p o   f ís i c o ,   q u e   i n t er a gem   e m   f l u xo   c on t í n u o   u n s   s ob r e   os  o u tr os   ( pá g .2 0 ) .


O ESPIRITO E SEUS CORPOS
     1. INCONSCIENTE PURO OU ESPÍRITO..................................
   
    2. INCONSCIENTE PASSADO OU ARCAICO..........................
-   Reino Arcangélico
-  Engenheiros Siderais    
3.  INCONSCIENTE ATUAL.......................................................
 
   
-    Reino Arcangélico
                      4.  CORPO MENTAL..................................................................
    -    Corpo Causal – Sem Forma

-    Corpo Mental – Com forma
5.  CORPO ESPIRITUAL...........................................................
      -    Corpo Astral ou Psicossoma
   
6.  DUPLO ETÉRICO - BIOSSOMA..........................................
               -    Atômico
                 -   Sub-atômico
              -   Super-Etérico
 -   Etérico (radiante)
   
7.  CORPO FÍSICO - SOMÁTICO..............................................
               -   Gasoso                          
     -   Líquido         Hominal: Individualização do Ser (Inteligência)
               -   Sólido           Animal: Evolução/reprodução (Instinto)
                            Vegetal: Sistema/tecidos/nutrição (Sensibilidade)
                                            Mineral: Agregação/densificação (Afinidade)
P
E
R
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S
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R
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C
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QUADRO COMPARATIVO
Nº  ESPIRITUALISMO  ESPIRITISMO (ANDRÉ LUIZ/JORGE ANDRÉA)
1  Corpo Divino Corpo Atmico Inconsciente Puro ou Espírito
2  Corpo Búdico Corpo Búdico Inconsciente Passado ou Arcaico
3  Corpo Nirvânico  Mental Superior Inconsciente Atual
4  Corpo Mental Mental Inferior Corpo Mental
5  Corpo Astral  Corpo Astral  Psicossoma/Corpo Espiritual/Perispírito
6  Duplo Etérico Duplo Etérico Biossoma/Duplo Etérico
7  Corpo Físico Corpo Físico Somático/Corpo Físico
48AS DEFINIÇÕES DOS CONCEITOS UTILIZADOS
1 – INCONSCIENTE PURO/CORPO DIVINO/CORPO ÁTMICO
- Espírito Essência ou Centelha Divina.
- Mônada ou Semente pulsante de vida.
- Eu Cósmico.
2 – INCONSCIENTE PASSADO OU ARCÁICO/CORPO BÚDICO
- Banco de dados da consciência, núcleo da consciência.
- Onde está gravado os dados relativos a nossa evolução.
3 – INCONSCIENTE ATUAL/CORPO NIRVÂNICO/MENTAL SUPERIOR
- É onde reside a vontade, desejos, força, imaginação, determinação
- Este é o  corpo onde  estão as  energias  criadas  pela nossa vontade, desejos, força, imaginação,
determinação.
4 – CORPO MENTAL/MENTAL INFERIOR
- É onde reside a Inteligência, mentalidade, reflexão, raciocínio, associação de idéias, percepção.
- Este é o corpo onde estão as energias criadas pelos nossos pensamentos.
5 – PSICOSSOMA/CORPO ESPIRITUAL/PERISPÍRITO/CORPO ASTRAL
- Este é o corpo onde está a sensibilidade geral - Instinto - Emoções, paixões e sentimentos.
- Este é o corpo onde estão as energias criadas pelos nossos sentimentos.
- Este é o  corpo onde  estão as  energias  criadas  pelos sentimentos negativos, vícios, paixões e
problemas emocionais.
- Ele é também o MOB (modelo organizador biológico).
6 - DUPLO ETÉRICO
- Campo energético apropriado  entre o Perispírito e o  Corpo Físico, é  semi-material, formado duma
matéria mais grosseira que o Perispírito e mais sútil que o Corpo Físico.
- Este é o  corpo onde estão as  energias são distribuídas  do espiritual para  o físico e vice-e-versa, é
considerado o mantenedor energético, uma verdadeira usina de energia. Distribui as energias
vitalizantes pelo corpo físico. Por isso também é chamado de Corpo da Vitalidade
- É por onde as energias espirituais "condensam" em direção ao corpo.
- É uma espécie de capa fina, sobre a pele, de matéria etérica que forma o magnetismo humano.
7 – CORPO FÍSICO
– Suporte material do espírito encarnado.
– Meio de que ele dispõe para atuar na matéria.
– Nele somatizam-se os impulsos positivos ou negativos oriundos dos demais corpos, em forma de
vitalidade ou doenças, desajustes ou desarmonias.
– Nele também somatizam-se as impressões oriundas das personalizadas  que vivemos encarnações
anteriores, que hoje se encontram latentes mas existentes em nosso animismo.
49s
50
INCONSCIENTE
PASSADO
Banco de Dados
ESPÍRITO
Tristezas
Depressões
Angústias
Apegos
Vícios
Ódio
Rancor
Revolta
Afetividade
Satisfações
Prazeres
Amor
DUPLO ETÉRICO
Usina de Energia
CORPO FÍSICO
Suporte material do
espírito encarnado
PERISPÍRITO OU
CORPO ESPIRITUAL
Sentimentos e
Emoções
CORPO DA ENERGIA DOS
DESEJOS
Vontade – Desejos – Fé -
Determinação – Força
CORPO DA ENERGIA
MENTAL
Inteligência – Raciocínio -
Reflexão - Percepção - Intuição
Independente de serem
positivas ou negativas as
energias criadas pelos desejos
são menos densa que as
energias criadas pelos
pensamentos, por isso estão
em dimensões diferentes.
Independente de serem positivas
ou negativas as energias criadas
pelos pensamentos são menos
densa que as energias criadas
pelos sentimentos, por isso estão
em dimensões diferentes.
Os desejos
antecedem os
pensamentos
Independente de serem positivas ou
negativas as energias criadas pela
memória espiritual é  menos densa que as
energias criadas pelos desejos, por isso
e tão em dimensões diferentes.
Os pensamentos
antecedem os
sentimentos
Estamos tratando como menos densa a
estrutura química das energias. Neste caso a densidade não é sinônimo de pureza.
Tal qual acontece com a estrutura química
da água, que estando potável ou poluída
não deixa de ser água
D
E
S
C
E
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AO
PERISPÍRITO
51O PERISPÍRITO
Def inição,  or igem e natureza
O perispírito  é uma  condensação do fluido  cósmico universal  em torno de  um foco  de inteligência, ou
Alma.  É o envoltório semimaterial do Espírito e o laço que une o Espírito à matéria do corpo.
Se diz que o perispírito é semimaterial porque pertence à matéria pela sua origem (Fluido Universal) e à
espiritualidade pela sua natureza etérea.
Por sua natureza e em seu estado normal o perispírito é invisível, porém, ele pode sofrer modificações
que o tornem perceptível e até tangível, ou seja, possível de ser visto e tocado.
O Espírito extrai seu perispírito dos elementos contidos nos fluidos ambientais de cada mundo, de onde
se deduz que os elementos constitutivos do perispírito variam conforme os mundos.
A natureza do perispírito está sempre em relação ao grau de adiantamento moral do Espírito, portanto,
conforme seja mais ou menos depurado o Espírito, seu perispírito se formará das partes mais puras ou mais
grosseiras do fluido peculiar ao mundo onde ele venha encarnar.
Propr iedades
O perispírito não se acha encerrado nos limites do corpo, como numa caixa.
Pela sua natureza fluídica, ele é expansível, irradia para  o exterior  e forma  em torno do corpo uma
atmosfera que o pensamento e a força de vontade podem dilatar com maior ou menor intensidade.
Sendo o  perispírito dos  encarnados  de natureza  idêntica a dos fluidos do mundo  espiritual, ele os
assimila com facilidade, como uma esponja se embebe de um líquido.
Atuando esses fluidos sobre o perispírito, este, a seu turno, reage sobre o organismo material com o qual
se acha em contacto molecular.
Se os eflúvios são de boa natureza o corpo ressente uma impressão salutar; se são maus, a impressão
é penosa.  Se são permanentes e enérgicos, os eflúvios maus podem ocasionar desordens físicas; não é
outra a causa de certas enfermidades.
Em  virtude de sua natureza etérea, o  Espírito  propriamente  dito não  pode atuar sobre a matéria
grosseira, sem intermediário, isto é, sem o elemento que o ligue à matéria.
Principais propriedades do perispírito
Visibilidade: Por meio de uma espécie de condensação o perispírito, que normalmente é invisível, pode
tornar-se perceptível à vista.
Tangibilidade: Pode, o perispírito  chegar a adquirir as propriedades de um corpo sólido e tangível,
conservando, porém, a possibilidade de retomar instantaneamente seu estado etéreo e invisível.
Transfiguração: Admite-se que o Espírito pode dar ao seu perispírito toda a aparência que desejar, isto
opera-se  por uma mudança no aspecto geral da fisionomia ou por  uma aparência luminosa. Isto pode
ocorrer com o perispírito de uma pessoa desencarnada, como no de uma pessoa encarnada, não isolada do
corpo, mas irradiando-se  ao redor do corpo de maneira a  envolvê-lo, como um vapor, poderá mudar  de
aspecto,  se tal é a vontade do  seu espírito. Um outro espírito que esteja desencarnado,  combinando seu
fluido com o de um outro que esteja já encarnado pode-lhe substituir a aparência.
Bi-corporeidade: O Espírito de uma pessoa encarnada recobra parte se sua liberdade, isolando
parcialmente do corpo,   seu perispírito adquirindo momentaneamente a tangibilidade, aparece  em outro
local, tornando-se presente fisicamente em dois lugares ao mesmo tempo e mostrando-se com todas as
aparências da realidade. Neste estado, o corpo físico não estará jamais num estado normal, estará mais ou
menos extático.
Penetrabilidade: Matéria nenhuma lhe opõe obstáculo, ele atravessa todas, como a luz atravessa corpos
transparentes.
Emancipação: Ela acontece através do sono e desdobramento mediúnico.
Funções
O perispírito é o organismo que personaliza e individualiza o Espírito e o identifica quanto à aparência.
A alma após a morte jamais perde sua individualidade.
Ela comprova essa individualidade, apesar de não mais possuir o corpo material, e o perispírito guarda a
aparência de sua última encarnação. É através dele que um ser abstrato como é o Espírito se torna um ser
concreto, definido e apreensível pelo pensamento.
Molde do corpo  f ísico
P o d e - s e  d iz e r ,   q ue   e le  é   o  e s b oç o ,  o   m od e l o ,  a  f o rma   em  q u e  s e   d es e n v o l v e   o   c o r p o  f í s i c o .
E l e   é   t amb ém  o  MOB   (mo de l o   o r ga n i z a d or   b i o ló g ic o ) .   É   n a   s u a   i n t im i d a d e   energ é t i c a   q u e  s e
a g r eg am  as  c é l u l as ,   q ue   s e  mo del am  o s   ó rg ã os ,   p r o po r c i on a n do - l he s  o   f u n c i on a me n t o .  
52Pr incípio das Comunicações
Para atuar na matéria, o Espírito precisa de matéria.
Como já foi dito, em virtude de sua natureza etérea, o Espírito, propriamente dito, não pode atuar sobre a
matéria grosseira sem um intermediário que o ligue a essa matéria.
Esse intermediário,  que nós  chamamos de perispírito, nos faculta a  chave de todos os fenômenos
espíritas de ordem material.  Portanto, o perispírito  é o órgão  de manifestação utilizado pelo Espírito  nas
comunicações com o plano dos espíritos encarnados.
Sede da memór ia e sensibi l idade
É comum  encontrarmos alguns autores espíritas que  confundem alguns atributos do Espírito  como
sendo do perispírito.  A sede da memória é um deles. Segundo Kardec, o Espírito é quem possui a sede da
memória, pois ele é o ser inteligente, pensante e eterno.
Sem o Espírito, o perispírito é uma matéria inerte privada de vida e sensações.
É importante lembrar que os Espíritos ao passarem de um mundo para outro, mudam de perispírito de
acordo com a natureza dos fluidos ambientes.
Se no perispírito residisse a sede da memória, o Espírito a perderia cada vez que tivesse que mudar a
constituição íntima de seu envoltório  fluídico. A mesma  coisa  se dá quando nos  referimos à  sede da
sensibilidade. É o Espírito quem ama, sofre, pensa, é feliz, triste, ou seja, é nele que residem todas essas
sensações ou faculdades. O perispírito é apenas  o órgão  que transmite todas essas sensações, portanto,
é um  instrumento a serviço  do  Espírito.  Logo, segundo Kardec, é incorreto dizer que é no perispírito que
ficam marcadas ou gravadas certas memórias ou atos do Espírito durante sua vida.
Como já vimos, o perispírito é matéria, não pensa nem tem memória. Isso são atributos do Espírito.
Ór g ã o   s e n s i t i v o   d o   E s p í r i t o
O perispírito é o órgão de transmissão de todas as sensações do Espírito.
O corpo recebe uma sensação que vem do exterior, o perispírito que está ligado a esse corpo transmite
essa sensação e o Espírito, que é o ser sensível e inteligente a recebe.
E vice-versa: quando o ato é de iniciativa do Espírito, o perispírito transmite e o corpo executa.
Os órgãos do per íspí r i to
Pela simples observação do corpo físico, pode-se deduzir que o Perispírito possui, também, algo
semelhante a órgãos, isto é, aglomerados de moléculas, cuja configuração especial é destinada à execução
de funções determinadas.
Tais aglomerados moleculares, evidentemente, são apropriados ao funcionamento na vida extra física,
promovendo a captação e assimilação  de energias  e fluídos necessários  à sua manutenção, captação e
assimilação, que se processam de modo, essencialmente, diverso da vida física
Não podem, por isso mesmo, ser iguais aos órgãos do corpo denso, mas determinam, pelas linhas de
força que os caracterizam, a conformação e distribuição funcional destes últimos, os quais, naturalmente
estão adaptados, pela evolução biológica, à execução e às suas funções específicas.
Os órgãos do perispírito podem  ser lesados pela ação desordenada ou maléfica da mente do indivíduo.
Peso do perispírito
O gênero  de vida de cada um,  no indivíduo carnal, determina a densidade do organismo  perispirítico,
após a perda corpo denso.
O mundo espiritual, guarda íntima ligação com o progresso moral que realizamos. A medida que
crescermos em moralidade, nosso perispírito gradativamente  vai ficando  mais leve  e poderemos nos
movimentar em planos mais sutís.
Hélio - He
Hidrogênio -
H2
Ar quente
Balões com gases de
densidades diferentes
atingem alturas diferentes.
Ao desencarnamos iremos
ao plano que seja
compatível com a nossa
densidade perispiritual.
53

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