Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

terça-feira, 3 de maio de 2011

O Espírito e Seus Corpos - Parte II - João Demétrio


04/10/2002

CORPO ESPIRITUAL (PERISPÍRITO)
A gênese do Perispírito remonta ao plano evolutivo do “princípio inteligente”, desde as suas primeiras manifestações no três reinos: mineral, vegetal e animal.
Também chamado por Corpo Astral (entre inúmeras outras denominações), é constituído de uma matéria mais sutil que a nossa, extraída de substâncias energéticas específicas do nosso planeta e, atua após o desencarne , em outro estado vibratório que varia de mundo para mundo.
É indestrutível, mas é susceptível de receber lesões e até mutilações, quando então, sofre perdas de substâncias próprias, chegando muitas vezes, assumir deformações e formas animalescas, por ser super sensível ao estado moral do Espírito. É indicador do estágio evolutivo do Espírito, gênese patológica das mais variadas enfermidades que são drenadas para o corpo físico e ápice dos chamados “fenômenos e milagres” (3.).
É ainda o registro vivo em que se imprimem as imagens e lembranças, sensações, impressões e fatos, ficando tudo gravado. Sendo sutil ou grosseiro, radiante ou obscuro, representa fielmente nosso valor exato e a soma de nossas aquisições, representados pelos nossos pensamentos e atos de nossa vontade de todos os sentidos e naturezas, criando em si mesmo, o bem ou mal, a alegria ou o sofrimento, visível para todos na Espiritualidade, fatos esses, que dia a dia, lentamente, edifica o destino de cada um. Assim, as ações e práticas, os pensamentos e sentimentos, reagem diretamente sobre esse Corpo Fluídico, tornando-o mais denso e sombrio, se os atos forem maléficos, ou, mais etérico e luminoso, se forem benéficos (4.).
O ser humano, na situação de encarnado, fica vinculado ao seu corpo físico, mas mantém contato com o mundo espiritual por intermédio do Corpo Espiritual (Perispírito), constituído por camadas concêntricas de matéria hiperfísica, policromas (várias cores), de volume e diâmetro variáveis, transpondo o abismo que separa o mundo visível dos mundos invisíveis, estabelecendo a ponte que vai da matéria terrestre, tangível, dominada pelos nossos limitados sentidos físicos, à matéria intangível, fluídica, que pertence ao domínio espiritual (ou extrafísico), só visível aos nossos sentidos pela mediunidade (5.).
Palavras elucidativas nos traz o Espírito de André Luiz (6.): “para definirmos o Corpo Espiritual é preciso considerar que ele não é reflexo do Corpo Físico, na realidade, é o Corpo Físico que o reflete, tanto quanto ele próprio, o Corpo Espiritual, retrata em si o Corpo Mental que lhe preside a formação”. Continua ainda: “o Corpo Espiritual possui sua estrutura eletromagnética, algo modificado no que tange aos fenômenos genésicos e nutritivos, de acordo com as aquisições da mente que o maneja, de formação sutil, urdida em recursos dinâmicos, extremamente poroso e plástica, em cuja tessitura as células, noutra faixa vibratória, à face do sistema de permuta visceralmente renovado, se distribuem mais ou menos à feição das partículas colóides, com a respectiva carga elétrica, comportando-se no espaço segundo a sua condição específica, e apresentando estados morfológicos conforme o campo mental a que se ajusta”.
Em síntese, é o agente de todas as manifestações da vida, tanto na Terra, para o Homem, quando na Espiritualidade, para o Espírito. Na sua estrutura localizam-se os distúrbios nervosos que se transferem para o campo biológico e que procedem dos compromissos negativos das reencarnações passadas. Igualmente responde pelas doenças congênitas e das tendências que o Espírito carrega em razão das distonias morais que conduz de uma vida para outra vida. Assim, trata-se de um organismo vivo e pulsante, sendo constituído por trilhões de corpos unicelulares rarefeitos, muito sensível, que imprime nas suas intricadas peças as atividades morais do Espírito, assinalando-as nos órgãos correspondentes quando faz futuras reencarnações.
Em confronto com nosso mundo material, possui as seguintes propriedades: penetrabilidade; imponderabilidade; invisibilidade; indestrutibilidade e individualidade.
CORPO MENTAL
Denominação dada pelo médico e pesquisador francês, Hyppolite Baraduc, quando através de suas pesquisas com máquina fotográfica sensível, conseguiu isolar e fotografar uma estrutura luminosa que envolvia o cérebro da pessoa fotografada (4.).
A respeito do mesmo Allan Kardec não se pronunciou, entretanto, o Espírito de André Luiz, por vezes, em suas obras, manifesta-se a respeito, com as seguintes palavras: “o corpo mental é o envoltório sutil da mente e que, por agora, não podemos definir com mais amplitude de conceituação, além daquela com que tem sido apresentado pelos pesquisadores encarnados, e isto por falta de terminologia adequada no dicionário terrestre” (6.).
O consagrado médium e tribuno, Divaldo Pereira Franco, no livro Mediunidade - Encontro com Divaldo - (7.) fala a respeito do Corpo Mental, onde afirma que “outras doutrinas, como o Budismo, a Teosofia, o Esoterismo, estabeleceram que teríamos sete corpos superpostos ao Espírito, entretanto, Allan Kardec, optou por uma tríade, por ser mais compacta, mais complexa, mas não podemos negar que existam o chamado Corpo Mental, que está naturalmente aderido ao Perispírito”.
O que se pode entender, até então, tendo em vista que estes estudos somente poderão ser alcançados com o evolução do homem, que o Corpo Mental, também chamado de “Corpo Causal”, seria a essência da formação do Corpo Espiritual, como este, o modelo organizador do Corpo Físico. Tem a propriedade de transformar as imagens, impressões, lembranças e sensações, advindas do perispírito, em percepções mentais e transmiti-las ao Espírito. É o veículo do pensamento e faz desenvolver os poderes da memória Por fim, tem a função de assimilar as mais sublimes experiências de nossas vidas e acumular as “causas” do futuro num suposto “cofre espiritual”, que Jesus referiu-se aos “tesouros” que deveriam ser juntados “no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam e nem roubam” (Mat.6:20): Há estudos ainda não comprovados cientificamente que falam do “Corpo Búdico” e do Corpo Átmico”, ambos fazendo parte da sublimação do corpo que estamos estudando, sendo o primeiro, o que atinge o êxtase mais elevado e o segundo, o que atinge o plano e a compreensão da eternidade. Com toda certeza, esses corpos são os mais sutis de todos, que guardam direta relação com o Espírito.
Por fim, vamos descrever os ensinamentos do escritor Durval Ciamponi, contidos no livro Perispírito e Corpo Mental (8.): “tanto o Corpo Mental como o Corpo Espiritual participam da natureza do Perispírito, como envoltórios do princípio inteligente” (...) “ o Corpo Mental é a parte imperecível do Perispírito, pois acompanha o princípio inteligente qualquer que seja seu grau de evolução, desde a criação simples e ignorante, até o nível dos puros; mas o Corpo Espiritual é a parte perecível, porque o Espírito pode privar-se dele ao trocá-lo, ainda que com a rapidez de um relâmpago, e porque sua substância é haurida do meio ambiente, conforme a natureza do mundo em que vai viver”.
Por derradeiro, o “Homem Integral” (referente ao Espírito e todos seus corpos) apresenta sete graus de densidade, assim compreendidos: sólido, líquido, gasoso, atômico, subatômico, etéreo e superetérico.
1. Revista Galileu. Outubro/1998. Por Arthur Fisher.
2. Duplo Etérico. Major Arthur E. Powell. Editora Pensamento. SP.
3. Perispírito e Suas Modelações.Luiz Gonzaga Pinheiros.Ed. EME. Capivari-SP.2000.
4. Da Alma Humana. Antonio Freire. FEB. RJ.
5. Criminologia - Genética Espiritual - Do Autor. Ed. Mundo Maior. SP. 2001.
6. Evolução Em Dois Mundos. Fco. Cândido Xavier. FEB. RJ.
7. Mediunidade - Encontro Com Divaldo -Editora Mundo Maior. SP. 2000.
8. Perispírito e Corpo Mental. Durval Ciamponi.Editora FEESP-SP.1999.Pag.95 e 104
9. Metapsíquica Humana. Ernesto Bozzano. FEB. RJ. 1980. 3º ed. pag. 132.
10.Perispírito. Zulmino Zimmermann. Ed.CEAK. Campinas. SP. 2000. pag.194.

Nenhum comentário:

Postar um comentário