Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

domingo, 2 de janeiro de 2011

A melhor RELIGIÃO

A melhor RELIGIÃO
"A que mais te aproxima de Deus"


No intervalo de uma mesa-redonda sobre religião e paz entre os povos, na qual ambos participávamos (Leonardo Boff e Dalai Lama), eu, maliciosamente, mas também com interesse teológico, lhe perguntei em meu inglês "capenga":

- Santidade, qual é a melhor religião?

Esperava que ele dissesse:
É o budismo tibetano ou são as religiões orientais, muito mais antigas do que o cristianismo.

O Dalai Lama fez uma pequena pausa, deu um sorriso, me olhou bem nos olhos - o que me desconcertou um pouco,  por que eu sabia da malícia contida na pergunta - e afirmou:

"A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus. É aquela que te faz melhor."

Para sair da perplexidade diante de tão sábia resposta, voltei a perguntar:
- O que me faz melhor?

Respondeu ele:
"Aquilo que te faz mais compassivo (e aí senti a ressonância tibetana, budista, taoísta de sua resposta), aquilo que te faz mais sensível, mais desapegado, mais amoroso, mais humanitário, mais responsável...
A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião..."

Calei, maravilhado, e até os dias de hoje estou ruminando sua resposta sábia e irrefutável. (LEONARDO BOFF)

Ir para página principal...

LEONARDO BOFF - Doutorou-se em Teologia e Filosofia na Universidade de Munique-Alemanha, em 1970. É doutor honoris causa em Política pela universidade de Turim (Itália) e em Teologia pela universidade de Lund (Suécia), é autor de livros nas áreas de Teologia, Ecologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística.

Jornal dos Espíritos - o seu jornal espírita na internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário