Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

E - RAZÃO E SENTIMENTO


225- Tomemos razão como sinônimo de raciocínio, discernimento; e sentimento como sinônimo de sensibilidade. Todos os seres humanos sentem e raciocinam. Assim fazendo, percebem o mundo ao seu redor e pautam suas condutas, fixam objetivos, perseguem ideais, tomam decisões, caminham para onde querem, seguindo o seu livre-arbítrio.

226- Alguns dizem, com equívoco tanto natural quanto aparente, que o sentimento afeta a razão: quem sente em demasia qualquer coisa, não mais consegue discernir entre o bom e o mau, entre o certo e o errado.

227- Outros, no mesmo prisma, atestam que vivem da sua razão, inferiorizando o seu sentimento; alegam prescindir da sensibilidade em homenagem ao raciocínio.

228- Como se fosse possível, de fato, separá-los de tão singela forma... Erro estrutural profundo.

229- É da constituição do ser fazê-los ambos: sentir e raciocinar.

230- Estabelecidas as verdadeiras premissas de que razão e sentimento são igualmente importantes ao espírito, não há por que não garantir o equilíbrio entre ambos.

231 - A sensibilidade não deve ultrapassar determinados limites que possam causar interferência nociva na capacidade de discernimento do indivíduo. Nem a sua razão deve extrair do íntimo a condição de sensível ao mundo exterior.

232- Ambos merecem conviver harmoniosamente. A razão controla os abusos emocionais. O sentimento amansa o rigorismo do racional.

233- Interagindo e não se excluindo, tais dons do espírito aumentam as chances de elevação da força de vontade do homem no campo da reforma íntima.

234- Ter capacidade de sentir e raciocinar não significa automaticamente deter as melhores e mais positivas experimentações, nem tampouco a garantia de tomar as mais acertadas decisões sempre. Visto estar em constante evolução, peregrina o ser humano pelo certo e pelo errado, muda do bom para o mau num ligeiro átimo, aprende a viver e como viver melhor enquanto vai se desenvolvendo, amadurecendo.

235- Equilibrar razão e sentimento não quer dizer torná-los infalíveis diante do que é genuinamente cristão. Significa, tão somente, garantir um melhor ambiente para a pessoa progredir. Quando ambos respeitam-se reciprocamente, os sentimentos do âmago e as deliberações da razão, têm os encarnados maiores possibilidades de se conduzirem para o caminho correto.

236- Concluindo: a força de vontade de cada um decorre da sua razão e do seu sentimento. Quanto mais harmônicos e equilibrados estes últimos, maior possibilidade de consolidar aquela.
Cairbar Schutel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário