Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

CIÊNCIA ESPÍRITA

CONCEITO DE CIÊNCIA: conjunto de conhecimentos organizados relativos a uma determinada matéria, comprovados empiricamente.
OBJETIVO DA CIÊNCIA: é adquirir o conhecimento exato do mundo. A exatidão que as pessoas esperam das ciências naturais vem, em grande parte, da experimentação. Algumas ciências, como a Astronomia, tendem a se preocupar mais com a observação do que com a experimentação enquanto tal. Mas todas dependem de leis físicas que foram, em certa medida e até certo ponto, testadas (1).
CIÊNCIA NATURAL E CIÊNCIA ESPÍRITA: o conhecimento nas Ciências
Naturais segue as seguintes fases: 1) formulação de Hipóteses, fundamentadas na observação e experiência; 2) sobre as Hipóteses estabelecem-se, dedutivamente, as conseqüências; 3) as conseqüências serão aceitas como verdadeiras, se confirmadas pela observação e experiência. Utiliza-se a percepção sensorial. O conhecimento no Espiritismo segue as mesmas fases: 1) formulação de Hipóteses fundamentadas na observação e experiência mediúnicas; 2) sobre as Hipóteses estabelecem-se, dedutivamente, as conseqüências; 3) as conseqüências serão aceitas como verdadeiras, se confirmadas pela observação e experiência mediúnicas. Utiliza-se da percepção mediúnica. O procedimento é idêntico. A diferença consiste na natureza das percepções consideradas (2).
CARÁTER DA REVELAÇÃO ESPÍRITA: o caráter essencial da revelação divina é o de eterna verdade. Toda revelação eivada de erros ou sujeita a modificação não pode emanar de Deus. Por sua natureza, a revelação espírita tem duplo caráter: participa ao mesmo tempo da revelação divina e da revelação científica. A origem da revelação espírita é divina e da iniciativa dos Espíritos, sendo sua elaboração fruto do trabalho do homem, que procede exatamente da mesma forma que as ciências positivas, aplicando o método experimental (3).
EXPERIMENTAÇÕES ESPÍRITAS: William Crookers falecido em 1910 inicia a era científica do Espiritismo com suas célebres experiências realizadas de 1870 a 1874, com os médiuns D.Home, Kate Fox e Florence Cook, tendo obtido materialização completa e integral de Katie King. Estudou durante três anos consecutivos, empregando método rigorosamente científico, inventando e adaptando variados aparelhos registradores. Além de Crookers, Flammarion, Richet, Lombroso, Oliver Lodge, W.Barret e F. Myers são outros nomes ligados à experimentação espírita (4).
CIÊNCIA ESPÍRITA HOJE: as pesquisas científicas na atualidade estão voltadas para a telepatia, a cromoterapia, a medicina alternativa, os efeitos Kirlian, a transcomunicação instrumental. Cabe-nos acompanhar esses estudos tirando as conseqüências que são válidas dentro dos princípios da Doutrina Espírita.

PERGUNTAS:
1 - O que se entende por Ciência?
2 - Como se processa a obtenção do conhecimento científico?
3 - Qual o caráter da revelação espírita?
4 - Como você vê a Ciência Espírita na atualidade?
BIBLIOGRAFIA:
(1) Gazeta Mercantil, jan. de 93.
(2) Curti, R. Espiritismo e Reforma Intima, cap. I.
(3) Kardec, A. A Gênese, cap. I.
(4) Freire, A.J. Ciência e Espiritismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário